O verde encanta. Seja nas árvores nas ruas ou mesmo em casa, a natureza traz a sensação de leveza e plenitude nas mais frondosas folhas, até os mais singelos cactos. Não é à toa que cultivar se tornou tendência: as plantas estão espalhadas em residências e apartamentos, ganhando novas formas e padrões.
Um hábito que vem ganhando força é o das hortas caseiras, que são sinônimo de vida saudável. É possível plantar à gosto: orégano para pizzas, ervas para chás e condimentos, como a pimenta. Claro, ter tudo isso requer o cuidado e a dedicação que a natureza exige, desde a irrigação até a escolha do adubo correto. Quem sabe bem disso é a paisagista Margareth Maroto e o engenheiro florestal Gustavo Pinto, que conversaram com o Portal LiV sobre as mais diversas possibilidades de plantação em hortas caseiras.
Margareth afirma que a pesquisa é essencial antes de decidir iniciar uma horta, pois nem sempre a ambientação é favorável, requerendo análise de técnicos para questões como a intensidade da luz, por exemplo. As técnicas de plantio também dependem do espaço, como explica Gustavo. “Existem itens básicos que todo vegetal precisa para sobreviver: um solo rico em nutrientes, uma boa drenagem e oxigenação são essenciais”, afirma.
Os profissionais também destacam as tecnologias que podem ser utilizadas em favor do cultivo. A produção de hortaliças pode até mesmo ser intensificada, dependendo dos recursos utilizados. Há uma série de tecnologias, como uma mangueira com vários tipos de irrigadores e em diversos graus de giro. Outro recurso interessante é um dispositivo que permite a irrigação de forma automatizada, utilizando de tecnologias para monitoramento climático. Isso permite até mesmo o cuidado para quem não estiver em casa para cuidar das plantas, por exemplo.
Margareth e Gustavo veem a tendência das hortas caseiras como um movimento muito positivo, com benefícios que vão além da saúde. “As pessoas estão tomando consciência do que é ter uma qualidade de vida”, diz Margareth. “É uma terapia mexer com a natureza e é muito saudável perceber o ciclo. Exercer uma atividade que é fora de sua rotina, seja um jardim suspenso ou mesmo uma horta, é maravilhoso”, pontua Gustavo.
Confira também nosso Reels: