A sensação de descobrir novas leituras e autores que suscitam conversas interessantes acerca de temas do contemporâneo é muito boa. Pensando nisso, a Forbes fez uma seleção e listou seis livros contemporâneos para colocar no radar este ano.
Na Voz Dela, de Alba de Céspedes - editora Companhia das Letras
Célebre autora, Alba de Céspedes retorna às livrarias com a tradução desta intensa crônica sobre uma mulher que refuta a posição de esposa submissa. Ambientado em uma Itália devastada pela guerra, o livro mostra uma tomada de consciência da protagonista diante do seu papel social. Tudo ganha ainda mais intensidade quando ela se apaixona por um professor universitário, que muda o rumo da sua vida. Pérola da literatura italiana, Na Voz Dela conta com posfácio escrito por ninguém menos que Elena Ferrante.
Autobiografia do Vermelho, de Anne Carson - editora Supersônica
Fãs de Anne Carson sabem que este livro não é novidade por aqui, mas ficarão felizes em saber que a editora Supersônica desenvolveu um audiobook imersivo para uma das obras mais emblemáticas da escritora e pesquisadora canadense. Na voz doce e marcante da atriz Bianca Comparato, os textos provocativos que revisitam mitos gregos ganham forma, gosto, imagens e ritmo. Um romance em versos que causam irreversíveis sentimentos para quem entra em contato com essa experimentação literária.
Cartas a um Jovem Bailarino, de Maurice Béjart - editora Ercolano
Até então inédito no Brasil, o livro de Maurice Béjart é essencial para compreender a dança enquanto expressão artística. O nome faz referência à inspiração para tal texto, Cartas a um Jovem Poeta, de Rilke Béjart, mas foca essencialmente nas reflexões do que, afinal, é ser um grande bailarino. Nesta troca imaginária de cartas entre um mestre e um discípulo, aprendemos com um dos maiores coreógrafos do século 20 que dançar vai muito além do conhecimento do corpo, e nos coloca em contato com algo da ordem do divino.
A Contagem dos Sonhos, de Chimamanda Adichie - editora Companhia das Letras
Depois de mais de uma década da publicação de seu premiado Americanah, Chimamanda Adichie retorna ao romance com uma personagem que também é escritora, agora de livros de viagem. Residente nos Estados Unidos, ela passa a pandemia sozinha revisitando antigos relacionamentos, rememorando pessoas importantes e fazendo um verdadeiro balanço de suas escolhas até ali. Além dela, também entramos em contato com as aflições e os sonhos de pessoas que a circundam, como a melhor amiga e advogada, Zikora, a prima e especialista em finanças Omelogor, e a empregada Kadiatou. Uma história polifônica sobre amor e a busca incessante por felicidade.
As Perfeições, de Vicenzo Latronico - editora Todavia
Anna e Tom são um jovem casal de nômades digitais vivendo uma rotina tão sonhada em Berlim. No apartamento iluminado e bem decorado, eles se mantêm cercados por outros imigrantes, levando os dias com criatividade e sem amarras. Porém, por trás dessa imagem de liberdade e privilégio, cresce um mal-estar difícil de nomear. Com humor e ironia, Vincenzo Latronico retrata um imaginário geracional consumista e faz uma reflexão importante sobre a influência estética, emocional e erótica das redes sociais em nossa identidade.
Assim para sempre, de Chiara Valerio - editora Âyiné
Ambicioso estudo literário de Chiara Valerio, este romance reinventa a lenda do Conde Drácula entre Roma e Veneza, reinterpretando o mito do vampiro à luz da ciência, da passagem do tempo e da fragilidade humana. O protagonista, agora sob o nome de James Koch, vive como um médico anatomopatologista, mais velho que a cidade à sua frente. Sua existência é ameaçada quando uma mulher sobrevivente à fúria desse homem retorna à Itália em busca de vingança.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply