Ele dispensa apresentações e tem uma trajetória que é sinônimo de sucesso. A principal referência de trabalho do estilista paraense Marco Normando está na Amazônia, suas belezas e até mesmo o uso de matéria prima sustentável. Sua marca Normando celebra a rica diversidade, belezas e tudo o que há de encantador na região.
Com fortes raízes locais, Marco Normando celebra o simbolismo em cada uma de suas peças, e com riqueza em detalhes, as coleções conquistaram o reconhecimento. A Normando já protagonizou capas e matérias especiais da Elle e Vogue Brasil, renomadas publicações de moda em nosso país.
As peças da Normando não dialogam somente com as riquezas naturais, elas também possuem uma relação intrínseca com expressões artísticas, tendo um olhar refinado de Emídio Contente, sócio da marca e que coordena a apresentação de peças e coleções ao público.
Ganhando asas, a dupla mantém um constante crescimento e abriu a primeira loja física da Normando no mês de fevereiro, em São Paulo. A aposta rendeu frutos com o sólido princípio do slow fashion, ou seja, a moda sem pressa, com peças trabalhadas uma a uma. Segundo Marco, o segredo está em equilibrar narrativas, matéria-prima e sobretudo, qualidade.
Artistas como Jaloo e Gaby Amarantos já vestiram as peças da marca. Esta última, inclusive, ganhou notoriedade ao utilizar um vestido inspirado na tradicional árvore Samaúma no Grammy Latino de 2023. Ousado, o traje levou 200 horas para ser produzido, totalizando 8h de trabalho diário em 25 dias, segundo Marco.
Mais do que um simples ‘embelezamento’, as peças de Normando também visam conscientizar sobre a região. Rios, florestas e a biodiversidade ameaçada ganham um rico simbolismo por meio do estilo e criatividade de uma dupla que não para de crescer e ganhar visibilidade.
Em bate papo com a LiV, Marco Normando conta um pouco mais sobre sua trajetória. Confira: