Qual o seu cartão de visitas?

Os halls de entrada dos apartamentos e casas atualmente são pensados como um cartão de visita do lar.

06/10/2014 10:41 / Por: Natália Mello/ Fotos: Dudu Maroja
Qual o seu cartão de visitas?
O hall de entrada de uma casa ou apartamento, muito mais do que um ambiente de passagem, é o pedacinho de um lar. A decoração escolhida para o pequeno espaço traduz e antecipa o estilo de vida dos que vivem apenas alguns passos adiante. Glamour e modernidade, sobriedade e tradição, ou até mesmo simplicidade e casualidade são linhas de trabalho estético que se completam e andam verdadeiramente de mãos dadas. O que muitas pessoas não têm conhecimento é que o costume de valorizar essa espécie de corredor, ao qual é lançado um olhar todo especial, sobre cada detalhe que o compõe, começou com uma preocupação funcional.
 
Nos Estados Unidos, quem residia no campo precisava de um local para deixar os sapatos logo ao adentrar a casa, para mantê-la limpa e longe da terra acumulada nos calçados durante a lida diária. Surgia, então, o mudroom, ou “espaço para lama”. Mas as transformações no interior das casas acompanharam os conceitos e tendências do mundo nos séculos XX e XXI. Espelhos, quadros, aparadores, vasos e tantos outros objetos passaram a não pertencer de forma restrita às salas de estar e jantar: derrubaram as portas de entrada e foram conquistando, pouco a pouco, espaço num cantinho que se tornou o cartão de visita da casa e a primeira impressão do visitante. 



Os elementos e cores devem dialogar entre si, produzindo um espaço quente e acolhedor, construído a partir de uma sintonia perfeita. Para valorizar o hall de entrada, pequeno, na maioria dos casos, os espelhos são artifícios indispensáveis. Os detalhes variam de acordo com a aparência que impera no local. Há alguns que despontam dentre os estilos e saltam aos olhos. Um belo exemplo dessa afirmação é o espelho veneziano. Surgido na cidade italiana de Veneza, como o próprio nome sugere, se equipara a uma obra de arte, que rouba a cena em qualquer ambiente. Uma chapa de metal é anexada às laterais do vidro, se assemelhando a uma moldura. Exuberante e imponente, é apropriado para um hall de entrada de estilo predominantemente clássico. Além de se destacar pela beleza, o espelho veneziano traz como atributos o que tem de mais importante dentre as características do objeto: ampliação e luminosidade.
 
Bem próximo a ele, os aparadores vêm a somar à tradicionalidade do espaço. A antiguidade da peça, que pode ser adquirida em antiquários, é um elemento chave para transformar o ambiente em uma legítima sala de espera resgatada em algum lugar do passado. Alguns são cobertos por mármore nero marquina e revestidos em folhas de ouro, o que garante um toque suntuoso ao hall de entrada.
 
Para compor o cenário, podem ser colocados papeis de parede de cores mais escuras e com desenhos ou estampas. Entretanto, o item permite também a utilização de um papel de parede mais moderno para acompanhá-lo: o mica. Brilhante como o ouro, a cobertura confere ao ambiente um toque de sofisticação e opulência, características de um verdadeiro palácio. Outro componente que conversa muito bem com o ambiente clássico é o lustre. Com os braços constituídos de metal e cravejados com cristais, é um dos pontos altos da decoração. 

Sobre as variadas opções de elementos e os principais estilos para montar um bonito hall de entrada, conversamos com as arquitetas Vanessa Martins e Renata Macário, que deram dicas de peças e combinações. Elas ressaltam que também há clientes que optam por um espaço que transmita a essência do homem contemporâneo, se valendo de tecnologias e objetos com designers de conceitos inovadores. Neste caso, o espelho indicado é o bisotado. Retilíneo e moderno, é preconizado para ambientes menores e com menos detalhes. As lâmpadas tipo spot; AR, halopin ou dicroica oferecem uma luminosidade harmoniosa para este tipo de hall, composto também por um papel de parede liso e de cor clara.

As portas dos apartamentos também são peças expressivamente valiosas na composição do hall de entrada. Em um ambiente moderno, Vanessa destacou uma alternativa interessante: uma porta com um visual único, o ônix, deixa passar luminosidade de dentro do apartamento para fora, e também o inverso. O mesmo material pode ser usado no piso central, que com detalhes de inox, lajotas nanoglass e luminárias arandela, clareia o ambiente. Um toque de modernidade.

Uma atmosfera contemporânea também pede um belíssimo quadro. Renata aconselha uma obra abstrata e vasos com plantas definitivas. Luminárias leves, à luz de velas, constituem um adorno inteiramente aconchegante. A iluminação é de efeito, essencialmente decorativa. Uma planta tropical também é bem vinda no ambiente. A madeira em tom claro transparece a leveza desse conceito de hall.

Aparadores de madeira têm a opção de serem compostas por um espelho. O tipo Barcelona é reto, para dar flexibilidade e movimento à composição do ambiente. Um vaso de porcelana com detalhes em alto relevo é uma boa pedida para o hall de entrada moderno, que permite uma linha de trabalho também com vasos de vidro e arranjos de flores.

Mais matérias Dicas

publicidade