
Jornalista… E empreendedora! Para muitas pessoas, a combinação desses dois mundos pode parecer imiscível. Muitas vezes, a imagem que muitos têm da televisão é a do profissional distante dos negócios, porém, Tayse Assis desafiou a regra. A âncora do “Bom Dia Pará”, na TV Liberal, afiliada da Rede Globo, iniciou uma nova trajetória com a linha de cafés premium Égua Du Café, com grãos especiais e um sabor inigualável. Em bate papo com a LiV, ela contou um pouco de como surgiu a ideia, desafios, marketing e mais.
LiV: Tayse, a sua trajetória no ramo do café parece ter surgido de uma maneira inesperada. Pode nos contar como nasceu a ideia da Égua Du Café Especial?
Tayse Assis: Em 2023 eu já vinha pensando em empreender, mas em algo que não fosse relacionado à comunicação. Queria aprender outras coisas, estava vendo o que eu poderia fazer. Já empreendi em outros segmentos, só que não dei continuidade. E aí quando foi em 2023 eu disse: "Eu vou voltar. Porque quando você tem um sangue empreendedor, é impressionante como você fica inquieto, você tem aquela ânsia, aquela vontade de fazer algo diferente." Queria aprender coisas novas, queria conviver num ambiente diferente do que eu já estava habituada. E aí eu comecei a pesquisar e o meu namorado, na época, disse assim: "Tayse, onde eu te procuro, tu estás tomando café. Por que que a gente não tenta ver algo relacionado a isso? Cadê aquela linha de café que tu ganhaste no ano passado?" E aí eu até então não tinha me tocado. E realmente, a gente ganhou um semestre inteiro de café de uma amiga nossa.
Então a gente foi atrás, foi que ela disse: "Olha, o torrefador que encaminhou esses cafés é meu primo." Aí disse: "Égua!" "Não acredito." Aí já começou por aí, né? Égua, não acredito (risos). Ela disse: "Então vou fazer o seguinte, vou conversar com ele. Se ele topar, tu podes levar o café para lá. E ele de imediato, muito solícito. O torrefador inclusive é barista também, super conhecido lá no Espírito Santo. Ele falou: "Tayse, o que tu precisares, pode me pedir que eu vou encaminhar para ti". A gente começou a entender um pouco mais. Eu falo a gente porque o Égua Du Café é meu e também do meu namorado. Nós somos sócios. E aí a gente pegou, começou a trazer o café para cá, conhecer um pouco mais. Ele ajuda também bastante, explicando a diferença, os tipos… A gente começou a entrar nesse universo do café e gostar mais ainda.
LiV: Quais foram os primeiros desafios ao ingressar nesse mercado tão específico do café, vindo de uma área diferente, como a comunicação?
Tayse Assis: A princípio, ficamos ainda receosos, será que vai dar certo? Será que não? Porque, enfim, é algo novo, né? Mas a gente começou a explicar para as pessoas a diferença do nosso produto, que é de uma categoria completamente especial, não é café tradicional. E aí as pessoas foram se encantando e a gente viu do ano passado para cá só crescer, graças a Deus. Só que na época da criação a gente pensou, um produto do Espírito Santo, será que vai causar impacto no estado do Pará? Eu voltei a conversar com o torrefador. Eu disse: "Posso usar a minha marca?" Aí ele disse: "Com certeza, eu te forneço o produto e você cria sua marca". Eu disse: "Então, pronto, é o estado do Pará unido ao Espírito Santo". E foi que a gente fez pesquisa e montamos o Égua do Café Especial, algo bem paraense mesmo, porque quando é bom a gente solta um égua do tamanho do mundo, né? (risos)
LiV: E qual o diferencial que a Égua du Café Especial busca trazer para o consumidor paraense, especialmente em um momento como a preparação para a COP30?
Tayse Assis: A gente chegou no mercado justamente para fazer a diferença. Todo mundo tá falando sobre COP30. Eu digo que eu tô indo na contramão. A COP30 é algo grandioso, é necessário, mas o meu produto não é específico para esse momento. É algo muito além. Hoje o café virou sinônimo de luxo, e vem aumentando com o passar do tempo em função de vários problemas climáticos. Então é uma discussão necessária, mas eu digo que o nosso produto, a nossa marca, é para além. Voltado pra questão do empreendedorismo, a gente pensa não só em ficar com a linha do próprio café, mas pensar em outros produtos relacionados ao café, que é o que a gente já vem aí formulando e brevemente a gente vai poder anunciar.
LiV: E como tem sido a receptividade do público em relação à qualidade e aos diferenciais do seu café?
Tayse Assis: A gente tem dois cases que eu gosto de citar bastante como exemplo, que é uma criança que tem espectro autista. Antes o médico falava: "Olha, mãe, tu tens que dar para ele um leite com pingado de café, porque ele pode ficar um pouco mais acelerado". E hoje a criança consome o contrário, café com pingado de leite. Ele toma exatamente o suave. E o nosso produto, ele é limpo. Totalmente limpo, não tem mistura nenhuma, então não tem azia, não tem dor no estômago, não tem refluxo, que é o nosso segundo case que a cliente procurou a gente e disse assim: "Ah, eu tô até parando de tomar café porque eu sinto muita azia". E aí eu disse: "Vamos fazer o seguinte, eu vou te passar um pacote de café, tu vais fazer um teste. Se você sentir alguma, algum incômodo, alguma dor, tu não precisa pagar". Passou uma semana, entrei em contato com ela de novo. “E aí me conta, cadê aquele refluxo? Tá te incomodando?" Ela disse: "Eu não sinto absolutamente nada. Qual é o teu Pix?" Hoje é minha cliente. Então, a gente tem tido respostas bem positivas do produto em si.
LiV: Vindo da televisão e do jornalismo, como a sua experiência prévia tem impactado a sua jornada como empreendedora no ramo do café?
Tayse Assis: Olha, o desafio é grande, porque muita gente pensa assim: "Ah, Tayse é do jornalismo, veio da televisão, então tem facilidade". Mas o mercado em si é outra proposta, é uma outra história. A credibilidade que eu construí ao longo dos 12 anos me ajuda nesse processo,, mas a gente sabe que existem concorrentes, então a gente precisa sempre informar de que maneira esse produto vai beneficiar esse comprador, esse empresário para que a gente consiga um espaço na gôndola. A comunicação me influencia em tudo, meu posicionamento, o estilo de vida que eu levo, todas as campanhas que eu penso, a criação do próprio Instagram. Então, a questão não só da comunicação como do marketing, eu sou e serei eternamente grata justamente por conta disso, porque é a minha base..
LiV: Para finalizar, qual a sua principal dica para quem sonha em empreender?
Tayse Assis: Primeiro passo, você ter muita certeza do que você quer. Inicialmente, vão aparecer situações em que você vai querer desistir, porque às vezes o gasto é muito maior do que o retorno, mas isso é normal. Não adianta você achar que nos seis meses, em um ano, você vai ter um retorno. E isso também depende muito do negócio que você quer. Mas a palavra do empreendedor é não desistir. É saber exatamente o que você quer, saber alinhar, saber a quem quem é que pode agregar no meio do seu negócio para elevar, para que você tenha conhecimento, para que você tenha prova social, para que as pessoas passem a comprar a tua ideia. Então é um sonho que às vezes você começa sozinho, mas se você souber persistir, outras pessoas abraçam sua causa e no fim dá tudo certo. Então, a palavra para o empreendedor é persistência e acreditar no seu sonho. E viva o café!