Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
CBF anuncia mudança no local da cabine do VAR para aprimorar comunicação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (27), um pacote de alterações na arbitragem do futebol nacional visando a temporada de 2026. Entre as novidades está a mudança no posicionamento da cabine do VAR durante as partidas.

Segundo Netto Góes, presidente do Grupo de Trabalho de Arbitragem, a área de revisão passará a ficar no lado oposto do campo. A alteração busca reduzir interferências sonoras e melhorar a qualidade da comunicação. “O novo local oferece mais tranquilidade, com menos vazamento de áudio e uma comunicação mais clara, direta e padronizada”, explicou.

A iniciativa integra o processo de profissionalização da arbitragem brasileira. Ao todo, a CBF definiu 72 profissionais que terão vínculo empregatício com a entidade: 20 árbitros, sendo 11 pertencentes ao quadro da Fifa, 40 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR).

Ao fim de cada temporada, pelo menos dois profissionais de cada função poderão ser rebaixados, enquanto aqueles que se destacarem terão a chance de ascender. Além disso, a entidade estuda a implementação de bônus por desempenho.

“Pensamos em premiar o êxito nas atuações. Se a performance do árbitro for positiva dentro dos critérios avaliados, ele pode, sim, receber bônus com base em um ranking de desenvolvimento”, afirmou Góes em entrevista ao Estadão.

Para viabilizar o projeto, a CBF prevê um investimento de aproximadamente R$ 195 milhões destinados ao desenvolvimento e à profissionalização da arbitragem nos anos de 2026 e 2027.

O Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira, 28, com oito partidas em diferentes estádios do país. A rodada inaugural será encerrada na quinta-feira, 29, com os confrontos entre Mirassol e Vasco, além do duelo entre Botafogo e Cruzeiro.