Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Minimalismo, cores quentes e ‘charme brasileirinho’ transformam apartamento de 90m² em bairro nobre de São Paulo

Imagine passar às chaves do apartamento e se deparar com um verdadeiro refúgio urbano: na zona sul de São Paulo, um apê antigo de 90m² na Vila Olímpia, chama atenção pela transformação através da estética escandinava ‘quente’. O projeto ‘Cheio de Bossa’, assinado pela arquiteta Rafaela Giudice, mostra que o charme brasileirinho é a prova viva que unir essas escolas de arquitetura resultam em lares inteligentes, cheio de cores ‘vivas’, funcionais e sofisticados. 

Projetado para o cotidiano de um casal na Grande São Paulo, à espera da primeira filha, o apartamento rompe com as amarras dos layouts setorizados. A herança, que marca a arquitetura do século XX, é substituída pela aposta moderna em espaços integrados; conectando a cozinha à sala, através de uma península desenhada pela arquiteta. 

“Antes do projeto, tínhamos uma parede que separava a cozinha da sala de estar e jantar. Nós quebramos essas paredes, reposicionando também o quadro de energia. Isso trouxe 100% de integração ao ambiente, mas havia outro problema: o fator iluminação. Pela posição do apartamento, não há muita iluminação direta que incide dentro da casa, portanto, as tábuas de madeira do cômodo, que pareciam ‘tábuas de ipê’ escuras, foram substituídas; e o contraste (com a iluminação indireta) ficou pela escolha do MDF verde nos armários inferiores da cozinha e no sofá da sala. O truque é: quem vê de fora do ambiente da cozinha, quase não se depara com a tonalidade, e aí entra o fator surpresa”, explica. 

Nesse apartamento, o título ‘Cheio de Bossa’ sai do clássico chorinho de Valmar Amorim & Waldir Azevedo, e toma conta das ‘surpresas’ ao longo do espaço. Uma desses ‘achadinhos’, segundo Rafaela Giudice, é o encontro do visual minimalista, comumente associado ao imaginário escandinavo ‘frio’, com uma paleta quente, que cumpre o papel de trazer aconchego ao lar ,em um “design mais aesthetic”.  

“Cada cantinho aqui temos uma novidade. Prova disso são os armários em MDF areal, da ARAUCO, que é essa madeira mais clarinha; e não temos puxadores. São todas portas passantes em cima, e nos armários inferiores, os puxadores são as próprias molduras. Esse apartamento é a prova de que o ar minimalista está muito longe de ser frio”, revela a profissional.

Acompanhando as soluções inteligentes propostas pela arquiteta, Rafaela divide exclusivamente a área da lavandeira com a cozinha, através de uma porta de vidro mini boreal, deixando a iluminação passar para áreas comuns. A escolha, segundo a arquiteta, é feita para atender as especificidades do prédio, visto que a instalação do ar-condicionado não possui “área técnica” cedida na planta. “Os desafios vão surgindo ao longo do caminho. A máquina (condensadora) precisou ficar na área de serviço, mas desenhamos ripas de madeira para dar ainda mais charme ao espaço; ao lado de itens como máquina de lavar, pia e armários de suporte”.

De volta à cozinha, o olhar dos moradores cruzam a mesa de jantar, marcada pelos pendentes verde-escuros da Golden Art, com a cristaleira bege em destaque na lateral. Dali, o aconchego e o apelo ao naturalismo ganham uma jardineira viva, que assume o lugar da antiga varanda do apartamento, integrada à sala. 


As escolhas da casa, baseadas no conforto e bem-estar para os clientes, também ganham funcionalidade. O apartamento, agora redesenhado, removeu o banheiro de serviço, que ficava anteriormente perto da área de serviço, e o transformou em um lavabo; com um acesso discreto. “Não era uma opção colocar o cômodo perto da mesa de jantar. Imagine o constrangimento para a visita? Então, criamos um mini corredor para abrigar o lavabo; que comporta uma pia em mármore Guatemala, que orna com a marcenaria da cozinha, além de seixos na parede e espelho no teto, para ampliar a sensação de espaço”, revela.

Para finalizar, Rafaela ressalta a escolha do piso para os dois quartos adjacentes, ambos trabalhados no vinílico. Para a suíte principal, o painel de cabeceira com led, arandelas e nichos para tomadas, somados à marcenaria planejada entregam um design reconfortante, cores leves e aspecto moderno; mas sem perder o charme e a personalidade dos moradores. “O projeto ‘Cheio de Bossa’ tem esse nome pois cada canto traz uma surpresa. E a suíte principal não é diferente. Além da reforma no banheiro, integramos a antiga ‘varandinha’ ao quarto. A proposta é ampliar o cômodo sem perder suas funções, então colocamos um suporte que pode vir a ser, futuramente, tanto uma escrivaninha, como uma penteadeira”, conta. 

Com os moradores prestes à se mudarem, Rafaela explica que o apartamento ganhou uma nova vida, após a reforma. “As mudanças são perceptíveis, logo quando levamos o ‘Memorial de Entrega’ aos clientes. Pelas fotos, podemos perceber a diferença do ‘antes e depois’; e o charme que fica após a transformação. Esse projeto especial, que chamamos carinhosamente de ‘Cheio de Bossa’, nos mostra o quanto é possível unir elementos da arquitetura estrangeira e nacional, mas de uma forma que sempre respeite a personalidade, os gostos e as preferências dos futuros moradores”, conclui Rafaela.