12 anos de Game of Thrones

LiV revisita série de sucesso

17/04/2023 16:21 / Por: Leonardo Lima / Fotos: Divulgação
12 anos de Game of Thrones

No dia 17 de abril de 2011 - há exatos 12 anos atrás - ia ao ar na HBO o primeiro episódio de Game of Thrones - série de fantasia medieval de enorme sucesso e adaptação de As Crônicas de Gelo e Fogo, série de livros de George R.R. Martin.


Ned Stark, vivido por Sean Bean. (Warner Bros, HBO/Divulgação)

Game of Thrones gira em torno de quatro famílias - Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen - que batalham entre si para a conquista do Trono de Ferro, e assim tendo o poder de governar os Sete Reinos de Westeros - continente fictício em que se passa a história. Com um formato inovador, a série é conhecida por suas reviravoltas, traições, intrigas políticas e batalhas intensas.


A fantasia no enredo fica por conta de criaturas místicas como os White Walkers - caminhantes brancos que representam uma ameaça ao mundo - e os famosos e imponentes dragões, até então extintos em Westeros. Entram em cena até mesmo doenças fictícias - como a escamagris.


Rei da Noite, criatura mística do enredo. (Warner Bros, HBO/Divulgação)

Com 8 temporadas ao todo, Game of Thrones arrebatou o mercado televisivo e premiações mundiais em seus oito anos consecutivos, se tornando a série mais premiada com seus 59 Emmys. O carro chefe da HBO elevou até mesmo alguns nomes à indústria cinematográfica - como Emilia Clarke, intérprete de Daenerys Targaryen, e Sophie Turner, como Sansa Stark


Emilia Clarke ficou eternizada como Daenerys Targaryen. (Warner Bros, HBO/Divulgação)

Um fenômeno gigantesco, a série ultrapassou o conteúdo dos livros e desenvolveu um final próprio, já que até hoje o autor George R. R. Martin não finalizou as duas últimas obras Os Ventos do Inverno e Um Sonho de Primavera. Como consequência disso, as decisões tomadas pelos showrunners acabaram dividindo o público, resultando em um desfecho polêmico.


Isso não significou o fim de um universo tão rico a ser explorado. Em 2019, a HBO anunciou o primeiro spin-off House of the Dragon (A Casa do Dragão). Com um enredo ambientado 300 anos antes dos eventos principais, a história conta a história do reinado da Casa Targaryen. Uma das maiores audiências do canal, House of the Dragon foi sucesso de crítica e público, sendo uma das maiores audiências da plataforma HBO Max.

Cena de Casa do Dragão. (Warner Bros, HBO/Divulgação)

O futuro ainda reserva mais: em evento recente, a Warner Bros. confirmou o desenvolvimento de mais um spin-off: A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight (ou Um Cavaleiro dos Sete Reinos: O Cavaleiro Errante, em português). A história é também adaptação de um livro de mesmo nome, e ambientada 90 anos antes dos eventos principais.


E você, acompanhou Game of Thrones? Qual sua temporada e/ou episódio favorito? Está ansioso pela segunda temporada de Casa do Dragão e os próximos spin-offs? Conta pra gente.

Mais matérias Televisão

publicidade