A Apple anunciou uma parceria com o Google para utilizar o Gemini, sistema de inteligência artificial da empresa, no aprimoramento da Siri, assistente virtual presente em iPhones e Macs. O acordo foi divulgado nesta segunda-feira (12) por meio de uma carta conjunta assinada pelas duas companhias.
Segundo o comunicado, a Apple avaliou diferentes opções antes de decidir pela tecnologia do Google. “Após uma análise cuidadosa, a Apple concluiu que a IA do Google oferece a base mais robusta para os Modelos de Fundação e está entusiasmada com as novas experiências inovadoras que isso pode proporcionar aos usuários”, afirmaram as empresas.
Os chamados Apple Foundation Models são um conjunto de modelos de IA voltados ao desenvolvimento de funcionalidades em aplicativos da própria Apple e de terceiros. De acordo com a empresa, a iniciativa prioriza eficiência, precisão e uso responsável da tecnologia.

Apple e Google informaram que a colaboração terá duração de “vários anos”, sem especificar um prazo. A expectativa é que esses modelos sustentem futuras funcionalidades do Apple Intelligence, incluindo uma versão mais personalizada da Siri, prevista para ser lançada ainda este ano.
Desde 2024, a Apple mantém um acordo com a OpenAI para integrar o ChatGPT à Siri em dispositivos mais recentes. A funcionalidade foi anunciada em junho daquele ano como parte do Apple Intelligence, plataforma de recursos de inteligência artificial desenvolvida pela empresa.
Até o momento, não há informações sobre possíveis impactos da parceria com o Google no acordo já existente entre Apple e OpenAI.
Rivais no mercado de smartphones
Apesar da colaboração, Apple e Google são concorrentes diretos no setor de smartphones. O Google é responsável pelo Android, sistema operacional que disputa mercado com o iOS, utilizado nos iPhones.
Atualmente, o Gemini já vem integrado a todos os dispositivos que utilizam o sistema Android. Além disso, o Google comercializa seus próprios smartphones da linha Pixel em alguns países, competindo diretamente com os aparelhos da Apple. No Brasil, porém, esses modelos não são vendidos oficialmente.
Leia o comunicado na íntegra:
Declaração conjunta do Google e da Apple
“Apple e Google firmaram uma colaboração de vários anos na qual a próxima geração dos modelos Apple Foundation será baseada nos modelos Gemini do Google e na tecnologia em nuvem. Esses modelos ajudarão a impulsionar os futuros recursos do Apple Intelligence, incluindo uma Siri mais personalizada que chegará este ano.
Após uma avaliação cuidadosa, a Apple determinou que a tecnologia Al do Google oferece a base mais capaz para os Modelos de Fundação Apple e está animada com as novas experiências inovadoras que ela desbloqueará para os usuários da Apple. A Apple Intelligence continuará rodando em dispositivos Apple e na Computação em Nuvem Privada, mantendo os padrões de privacidade líderes do setor da Apple".

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply