Casa LiV
Projetos
A Casa Cor São Paulo é a grande inspiração para as demais mostras regionais, no Brasil e no exterior e reúne grandes nomes da arquitetura nacional com projetos inspirados em ícones brasileiros e na sustentabilidade.
Raízes, referências, reflexões. Esse poderia ser um resumo da experiência proporcionada aos visitantes da 29ª edição da Casa Cor São Paulo, que levou ao público as principais tendências da arquitetura, decoração e paisagismo nacional. Inspirados na brasilidade, compartilhamento e sustentabilidade, tema principal deste ano, profissionais consagrados e estreantes criaram os mais de 70 ambientes da mostra.
Uma verdadeira celebração à identidade cultural brasileira, resgatando nossas raízes sem esquecer do futuro, já que, pela primeira vez, a Casa Cor ambientou seus espaços com tecnologia 100% LED, o que reduz o consumo de energia e revela um novo mercado: consciente e preocupado com o meio ambiente. Não à toa, o verde é a inspiração. Às vezes no projeto como um todo, em outras, em um detalhe.
E não só arquitetos e paisagistas tiveram espaço garantido na mostra. Em quase todos os ambientes, a trilha sonora escolhida foi de artistas consagrados, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Rita Lee, entre outros. Peças de artistas plásticos e designers brasileiros também abrilhantaram os projetos.
A Revista Leal Moreira esteve presente nesta que é a maior e a melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, para antecipar e dar um gostinho do que os paraenses poderão esperar da Casa Cor Pará, que este ano acontece entre os dias 2 de outubro e 22 de novembro, no Boulevard Shopping.
Casa da Gente
Flores tropicais, plantas e madeira formam o aconchegante projeto de Marina Linhares. Em uma área de 70m², a arquiteta utilizou elementos que mostram um pouco do Brasil rústico, com claras referências à cultura indígena. Tudo com muita sofisticação. Os tons pastéis no mobiliário, o revestimento em madeira e a iluminação ambiente estão em harmonia. O projeto ganha um complemento especial com o paisagismo de Rodrigo Oliveira, logo na entrada.
Casa da Árvore
Gilberto Cioni e Olegário Sá abrilhantaram a mostra deste ano com uma bela e aconchegante casa de campo ou praia, que utiliza 100% de materiais sustentáveis, mesclados com design contemporâneo e obras de artistas como Vik Muniz. Os arquitetos não só valorizaram a natureza ao redor, ao incluir no projeto as árvores existentes no local, como abusaram da tecnologia ao utilizar vidros que mudam de cor conforme a iluminação natural.
Casa do Flamboyant
Veterano na Casa Cor, Dado Castello Branco privilegiou em seu projeto o uso de materiais naturais como pedra e madeira, para criar um ambiente integrado com a natureza ao redor. No espaço de 85m², chamam atenção as paredes em vidro, que valorizam a relação do homem com o meio ambiente, proporcionando também o uso da luz natural. No chalé urbano, destaque para os móveis que combinam o rústico com o design moderno.
Casa Container
Quatro contêineres transformados em uma casa familiar. Essa foi a proposta do arquiteto Daniel Kalil e da designer de interiores Karinna Buchalla, que tiveram como inspiração para o projeto o conceito de reaproveitamento. O ambiente de 170m² tem como destaque áreas comuns, como a sala de estar, com móveis em madeira rústica em contraste com outros em tons pastéis. Outro diferencial do projeto é o isolamento térmico e acústico dos contêineres, feito com lã de garrafa pet.
Clube Léo
No que talvez seja o mais ousado projeto da Casa Cor São Paulo, o arquiteto Léo Romano preparou uma sala de estar/jantar cheia de referências artísticas e lúdicas, como a mesa de jantar com pendentes desenvolvidos por Leo em parceria com a artista plástica Iêda Jardim. Nos detalhes do projeto, mobiliários do design brasileiro, como as chaises “Rio”, de Oscar Niemeyer, e as poltronas “Benjamim”, de Sérgio Rodrigues. O projeto ganha um toque especial com os dois mil metros de barbante que revestem paredes e teto e formam o desenho tridimensional de uma casa.
Casa P&B
Em um dos ambientes mais sofisticados da Casa Cor São Paulo, Léo Shehtman não economiza no preto e no branco no projeto de 215m² inspirado na frase do arquiteto Mies Van der Rohe, "Less is More" (Menos é mais). No espaço, forte presença de mármore, aço preto e inox, revelando formas geométricas acentuadas. Um dos destaques são os nichos vazados, que valorizam e integram a iluminação dos cômodos. Na cozinha, o uso da madeira clara torna este um dos espaços mais aconchegantes da casa.
Morar Brasileiro em Miami
Saudades de casa. As raízes brasileiras permeiam o espaço de 97m² projetado por Myrna Porcaro. A composição dos ambientes é uma clara demonstração de que independente de onde vivemos, somos brasileiros. A proposta da arquiteta foi unir o lifestyle de Miami à brasilidade, presente em detalhes, como a bancada de pedra sabão na cozinha, tecidos com temáticas tropicais no living e artesanatos em homenagem a ícones nacionais, como a arara azul.
Espaço Família
Um ambiente espaçoso e clean com living, gourmet e varanda. Essa é a essência do projeto de Francisco Calio, que utiliza nos 160m² piso ecológico, detalhes em madeira e vidros que valorizam a presença da luz natural. O mobiliário é um convite aos momentos de prazer em família e entre amigos. Destaque para a poltrona vintage verde e o projeto de iluminação da cozinha com pendentes em papel arroz.