Ecologia para os cabelos

A empreendedora Manuella Barbosa revoluciona o mercado de cosméticos

13/08/2022, 09:00 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Dudu Maroja
Ecologia para os cabelos

Cuidar dos cabelos não precisa ser sinônimo de processos agressivos e repletos de química - é o que nos ensina a empreendedora Manuella Barbosa, proprietária do Manuella Hair Spa e idealizadora da marca NUMA - uma linha de tratamento capilar, como shampoos, umectantes e leave-ins - produzida através de matéria prima totalmente natural e sustentável. 


A “NUMA”, que também é um trocadilho com o apelido de Manuella, a Manu, surgiu em 2017 e como descreve em seu site, é paraense da gema como o açaí e o cupuaçu. A terapeuta capilar revela que tudo começou após uma viagem até Alter do Chão, em Santarém, na região tapajônica do estado do Pará. Ela conta que passou por uma revolução ao conhecer os cosméticos naturais, e ao usá-los, sentiu uma grande diferença na reconstrução de seus fios. Nasceu ali uma paixão da profissional pelo uso dos recursos que a natureza oferecia, mas que ainda necessitava de esforços para a criação dos produtos.



Manuella passou então a aprofundar seus conhecimentos sobre os insumos naturais e suas propriedades de restauração capilar. Um rico estudo que veio a render frutos em junho de 2021, finalmente com a NUMA. A profissional, satisfeita com os resultados alcançados até agora, assegura: “tudo o que precisamos está na natureza”. E assim são os produtos, todos feitos de matéria-prima 100% natural, como óleo de copaíba e manteiga de cupuaçu. Esses materiais são coletados por ribeirinhos e indígenas, de maneira que esse processo se torna artesanal e, por que não sustentável.  


Para a idealizadora, o destaque está nesse modo de produção. “Há uma diferença entre natural e vegano”, esclarece a profissional. “O nosso produto é todo natural, não é vegano. Desde a nutrição até a hidratação, tudo é mais completo com os tratamentos que possuem componentes naturais. As mulheres têm uma relação muito forte com o cabelo. A auto estima dessa mulher está muito ligada à beleza e à saúde dos seus cabelos”, revela Manuella.  



A empresária explica que os processos químicos, tradicionalmente utilizados em salões de beleza, causam a perda capilar por conta do constante uso, e o objetivo da NUMA não poderia ser mais claro: recuperar os fios e o bem estar feminino. E o resultado foi alcançado: Manuella afirma que suas clientes no Spa não abrem mão dos cosméticos por conta dessa forte relação que elas possuem com o cabelo. Mais do que recuperar, a NUMA também devolve a autoestima. 


Contudo, Manuella afirma que perdeu clientes e profissionais ao ressignificar sua forma de trabalho ao não realizar mais processos químicos, como a selagem e progressiva, em seu espaço. Ela lamenta, mas acredita no que faz e pretende ir além, com pretensões de expandir a marca. Por enquanto, os produtos podem ser encontrados no Manuella Hair Spa, em Belém, e no site belezanumaboa.com com pronta entrega para todo o país.


A dica da profissional para quem quer abrir ou expandir o próprio negócio é não parar de aprofundar seus conhecimentos e expandir seus horizontes. Para ela, sem dúvidas o resultado é gratificante. 



Confira também em nosso Instagram:



Mais matérias Empreendedorismo

publicidade