Ousadia e inovação

Leal Moreira consolida participação na Casa Cor Pará...

21/12/2012 10:29 / Por: Lucas Ohana/ Fotos: Dudu Maroja
Ousadia e inovação

Conforto, descontração e bem-estar. Na CasaCor Pará 2012, o espaço Leal Moreira conciliou tão bem esses conceitos com ideias inovadoras que conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de projeto mais ousado da mostra. A proposta era apresentar uma síntese do universo da construtora nesses quase 27 anos de existência em um lounge intimista, de confraternizações.

O projeto, assinado pelos arquitetos José Jr. e Ana Perlla, congregava opções aos mais variados públicos. Para os mais calmos, a reserva dos estofados representava a quietude ideal à leitura e à contemplação das referências estéticas. Já o clima de festa era ressaltado pelo bar, boa música e espaço de sociabilidade.

Na decoração, a predominância de itens ligados aos anos 80 era uma homenagem à década de criação da empresa. Os arquitetos a elaboraram com tantos detalhes que era improvável contemplá-la em sua totalidade à primeira vista. Ao entrar no “Mundo Leal Moreira”, como o espaço foi chamado, tudo se revelava aos poucos: as percepções iniciais eram pautadas pelas cores preto e vermelho e por luzes pontuais. Em seguida, a iluminação perdia a timidez e revelava um ambiente até então desconhecido.

Instintivamente, as pessoas tendiam a olhar logo para um quadro amarelo em três dimensões onde era retratada a gravidez de uma mulher, remetendo ao surgimento da Leal Moreira e à valorização da família. O curioso era que, para compreender a obra por completo, o visitante tinha que sentar na poltrona ao lado, sendo incentivado assim ao convívio social. “O ambiente trazia consigo elementos que estimulam os sentidos. Por exemplo, a luz baixa, a música ambiente, o bar com o drinque de boas vindas, além do aroma que convida as pessoas a permanecerem no local. Todos esses detalhes faziam com que os visitantes interagissem uns com os outros e com o ambiente, além de favorecer com que se sentissem à vontade para se sentar, observar e usufruir do clima descontraído,” disse José Jr.

No extremo oposto, uma tela de pintura acrílica com fotografia, contextualizava o público com o período homenageado. A artista plástica Cintia Ramos valeu-se de ícones como David Bowie, fitas cassete e guitarra para compor a intervenção; em cores vivas para ressaltar os contrastes da época. Nem todas as referências eram suscetíveis a entendimentos instantâneos. Algumas exigiam um pouco mais de atenção, como os cintos de couro que sustentavam três espelhos redondos na entrada, fazendo referência ao estilo “oitentista” do rock. “Nada que você vê dentro do espaço Leal Moreira está ali por acaso, sempre tem um conceito por trás”, explicou André Moreira, diretor de marketing do Grupo Leal Moreira.

Como um dos estandartes da CasaCor deste ano era tecnologia, duas animações desenvolvidas pelas agências Madre e Door Comunicação exibiam na parede central os valores e ideias da empresa. Para ilustrá-las, foram utilizadas desde imagens dos colaboradores das obras até dos mais badalados ícones nacionais, como a atriz Camila Pitanga, o arquiteto Oscar Niemeyer, Lázaro Ramos e Caroline Ribeiro.

Com um área total era de 65 m², adotar estratégias para aproveitá-la ao máximo foi um desafio delicioso. Dentre elas, posicionar uma chaise no meio do lounge e escolher tapetes diferentes, como um patchwork, para dividi-lo em dois. De um lado, duas poltronas clássicas emolduravam uma mesa pé palito e flertavam com mesas tulipa. Do outro lado, cujo conceito era de mais modernidade, a solução foi explorar três estofados, uma mesa geométrica e dois seats garden, que serviam tanto de apoio de livros quanto para assento.

As amigas Olinda Mendes e Marta Ramos gostaram tanto do espaço que passaram horas conversando num dos sofás. “Foram arrojados em fazer esse ambiente. Ficou muito bom, agradável, tanto que a gente nem queria sair de dentro. Parecia que estávamos em casa,” afirmou Marta. O clima aconchegante era conduzido pela harmonia entre os elementos clássicos e contemporâneos. Diante disso, para dar uniformidade e concordância ao projeto, as paredes permaneceram com um tom escuro e, em cada canto, as mesas de apoio foram iluminadas por pendentes beges.

Do sofá para um charmoso bar

Saindo um pouco do tema decoração, um dos grandes diferenciais do “Mundo Leal Moreira” foi a sofisticação dos drinques oferecidos aos clientes e visitantes do lounge. Cada um deles recebeu o nome de um empreendimento da Leal Moreira: Unitá, Floratta, Triunfo, Parnaso e Sonata. A artista plástica e professora da Universidade Federal do Pará Rosângela Britto, 47, aprovou a ideia. “Os drinques associados aos nomes dos imóveis fazem com que você associe ao estilo que gostaria de morar. Foi muito inventivo.”

O mais requisitado foi o “Floratta”, que levava purê de gengibre com hortelã, limão siciliano e licor de laranjas harmonizado com espumante Brut. Outro que fez sucesso foi o “Parnaso”, feito com nectarina de maçã com manjericão, uvas Thompson e limão siciliano harmonizado também com espumante Brut. Para elaborá-los, o chef em coquetelaria Leonardo Cals desenvolveu técnicas exclusivas. “A ideia era fazer algo requintado, com que as pessoas não estão muito acostumadas. Como esse ano o espaço foi mais intimista, nós pensamos em trabalhar com o espumante que é uma bebida nobre, de gosto bem seleto.”

 

CasaCor Pará

Pela segunda vez, a Leal Moreira participou como patrocinadora da mostra. Isan Anijar, franqueado da CasaCor no Pará, falou da importância da parceria. “É a empresa que mais constrói no estado e constrói para todos os públicos, mas, principalmente, para o público ‘A’ e ‘B’, que se identifica com a CasaCor. Para nós, é uma honra e uma satisfação muito grande ter uma empresa como essa há dois anos no nosso evento.”

André Moreira explicou a relevância para a construtora em participar do evento. “A Leal Moreira trabalha para que seu produto final seja reconhecido e admirado. Nesse sentido, a CasaCor cumpre com maestria esse nosso objetivo. Isso se traduz ao longo do tempo numa performance comercial muito boa (baseada em índices nacionais) graças a várias iniciativas que procuram mostrar para os clientes os valores da empresa, como transparência, verdade, confiança, buscando fazer o melhor sem que isso se traduza num aumento de preço.” 

A CasaCor Pará - maior evento de arquitetura, paisagismo e decoração das Américas - reuniu este ano 59 ambientes decorados e assinados por 103 arquitetos, designers e paisagistas do Pará. Sem contar o glamour da mostra, a CasaCor é um evento marcante para a economia local. “Primeiro, porque gera mais de mil empregos diretos durante a fase de sete a oito meses de obras e de evento. Além disso, nós recebemos (até a penúltima semana de novembro) mais de mil e oitocentos turistas de todos os estados”, ressaltou Isan.

Na primeira edição no estado, a CasaCor Pará foi eleita a segunda maior mostra da franquia. Para isso, foram avaliados mais de cinquenta itens como faturamento, tamanho da mostra, número de visitantes, acabamento, qualidade da obra, entrega no prazo. O resultado da edição deste ano deve ser divulgado no começo de 2013. “Estamos lutando para ser o primeiro deste ano”, concluiu Isan.

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