Idéias e Negócios
Empreendedorismo
Um publicitário, que já foi dono de agência de comunicação, decidiu trocar textos e fotos por panelas e ingredientes de primeira. O resultado? Um dos restaurantes mais festejados e de maior sucesso da capital paraense. Alexandre Diniz Barros é quem está à frente do Brasileirinho. O lugar, que é famoso por pratos de encher os olhos, tem um espaço aconchegante, que lembra casa daquela avó, cozinheira de mão cheia (além de ser uma excelente opção para quem gosta dos sabores da terra).
A ideia de criar o restaurante surgiu há mais ou menos dez anos, quando um movimento muito forte pela valorização cultural brasileira ganhou novo fôlego no país. Os ingredientes locais e as técnicas regionais de produção passaram a ter mais destaque. e Alexandre resolveu aproveitar a oportunidade. “Nossa culinária é muito rica e ao mesmo tempo concentra uma diversidade de técnicas tradicionais e contemporâneas de várias partes do mundo e isso sempre me encantou. Na época, não tinha nenhum restaurante do nosso estilo. Foi como unir o útil ao agradável”, diz.
Apaixonado por culinária desde a infância, Alexandre Diniz Barros viu no chef Paulo Martins, um dos grandes entusiastas da culinária regional, uma inspiração para o cardápio do restaurante. “Ele era meu ídolo. Gostava muito da comida dele”, revelou. E foi partir daí que o negócio começou a ganhar forma.
O Brasileirinho, como o nome já diz, veio para mostrar o que tem de melhor na culinária de cada região do país, mas tudo com uma pitada paraense. Ou seja, são clássicos nacionais, que foram adaptados com matéria-prima da região Norte. Deu muito certo!
Mas é claro que existem os preferidos da casa. Entre pratos mais pedidos do Brasileirinho está o Peixe em Crosta de Farinha de Bragança, que acompanha risoto de tucupi com jambu e purê de batatas com lascas de pirarucu. Já a costela 12 horas faz sucesso dentre as carnes. Das sobremesas, a torta de cupuaçu com sorvete de tapioca é a campeã.
Deu água na boca?
O tradicional pastel de vatapá é um dos mais pedidos. São vendidas, aproximadamente, 500 porções por mês, ou seja, 5 mil unidades. Além de uma massa crocante, o recheio é muito saboroso e feito diariamente. E tudo é frito na hora. Segundo o Alexandre, essa, inclusive, é a receita de sucesso do Brasileirinho: ingredientes frescos. “Vou ao Ver-o-Peso diariamente, escolho pessoalmente os peixes que servimos. Não usamos nenhum tipo de tempero pronto, tudo é bem artesanal. Outro ponto é o bom humor de todos. Na minha opinião, cozinha é energia e não tem como você cozinhar bem se você não estiver bem. Por isso quem chega de mau humor pra trabalhar mando de volta pra casa”, brincou.
Novidade
Como o restaurante passou a abrir para o jantar, os pratos receberam versões individuais. Além disso, foi implantado o “menu degustação”. Os clientes podem apreciar quatro tipos de peixe em uma só refeição, acompanhados de entrada, sobremesa e harmonizados com vinho. “É tudo muito bom”, garante Alexandre.
Serviço:
Endereço: Travessa 14 de Abril, 1880 - São Brás – Belém – PA