Sol, mar azul, nada do que você está acostumado a ver quando o assunto é a Áustria |
Quando o assunto gira em torno da Áustria é quase impossível não lembrarmos de palavras como Viena, Mozart e, é claro, de belíssimas paisagens montanhosas. Em boa pawrte do mundo, o país é tido como um dos melhores destinos para as famosas temporadas de inverno, principalmente para os turistas europeus. No entanto, o cenário perfeito para os consagrados comerciais de leite e chocolate pode oferecer muito mais do que as badaladas estações de esqui.
As encantadoras paisagens austríacas que fazem parte dos Alpes europeus são capazes de oferecer momentos inesquecíveis durante os dias mais ensolarados do verão. E o melhor de tudo: As opções podem agradar ao turista que procura simplesmente por alguns dias tranquilos e confortáveis ao lado da família, ou ainda aquele que prefere combinar belos cenários com a prática de atividades esportivas e programas culturais.
Ainda hoje, a maioria dos viajantes de fora do continente que visita a Áustria fica limitada a conhecer o charme de Viena ou os encantos culturais de Salzburgo. Entretanto, apesar da hegemônica presença de turistas europeus nos paraísos naturais austríacos, principalmente alemães, italianos, eslovenos e holandeses favorecidos pelas facilidades geográficas, já existe uma presença considerável de outros visitantes que vêm de muito mais longe para desfrutar de um turismo voltado principalmente para o contato com a natureza.
E quando a procura for por paisagens que mostrem o que a terra de Freud possui de mais exuberante, é praticamente impossível que a região da Caríntia não seja uma das principais referências, já que o sul do país é um dos destinos mais visitados fora do eixo Viena-Salzburgo.
A Caríntia é um dos estados da República Federativa da Áustria e uma das regiões mais turísticas do país durante o inverno e o verão. A capital Klagenfurt, com pouco mais de 90 mil habitantes, é a sexta maior cidade do país e já foi palco de eventos famosos como a Eurocopa, quando o país sediou o campeonato europeu de futebol junto com a Suíça, em 2008. A parte oeste da cidade está banhada pelo famoso Wörthersee, o gigante lago de águas cristalinas que muitas vezes serviu de inspiração para o compositor austríaco Gustav Mahler. O lago se estende por boa parte da região, passando pela localidade turística de Velden até a segunda cidade mais importante do estado, Villach, com pouco mais de 50 mil habitantes.
Ainda em Klagenfurt, antes de partir para os paraísos naturais, é possível explorar o lado urbano da região, com destaque para a parte antiga da cidade (Altstadt). Durante uma estada no local, a visita ao museu de miniaturas "Minimundos" é um passeio praticamente obrigatório. O lugar possui 150 miniaturas de monumentos e grandes atrações turísticas do mundo. A entrada custa 13 euros para um adulto e, durante os meses de julho e agosto, o museu funciona de 9 às 20 horas.
Festivais circenses, apresentações teatrais e concertos ao ar livre também fazem parte da programação da cidade durante praticamente todo o verão. A capital da Caríntia mantém em seu calendário anual o Grand Slam de Vôlei de Praia, que atrai moradores e turistas de verão para as margens do Wörthersee.
Depois de conhecer Klagenfurt, o viajante poderá embarcar no trem para explorar o resto da região, e o melhor, sem medo, pois o que o espera nas outras partes do estado poderá significar uma aventura jamais vivida.
A próxima parada pode ser o pequeno e aconchegante povoado de Velden, a 25 quilômetros da capital. O lugar já está na rota principal dos turistas na Caríntia e possui uma infraestrutura que pode explicar a razão pela qual se tornou um dos preferidos para as férias na região.
No verão, a pequena cidade é transformada em um badalado point de jovens, idosos ou famílias inteiras. Já na chegada, é possível contar com o escritório de informações turísticas. Com um atendimento multilíngue, o visitante pode receber dicas dos melhores programas na região. Um dos grandes atrativos do lugar é aproveitar o descanso às margens do Wörtherseee e mergulhar na água cristalina do lago, que segundo os órgãos de controle de qualidade, é classificada como potável e considerada uma das mais limpas da Europa.
No período mais ensolarado, a temperatura da água pode chegar a 26 graus e, além do mergulho, existe a opção dos passeios de pedalinho ou ainda em pequenos barcos. O acesso ao Wörthersee pode ser feito com a entrada nas estações, ou "Badseen" em alemão, preparadas para receber os turistas austríacos e internacionais.
Com a aquisição de um ticket, o visitante pode permanecer durante todo o dia no lugar, que oferece confortáveis cadeiras de praia, banheiros, vestiários e restaurantes. Para quem decide ficar no local por vários dias ou semanas, é possível comprar o cartão que dá direito à chave de uma cabine no local. A opção traz a praticidade de se deixar os objetos necessários no lugar, como roupas de banho, toalhas e produtos de higiene, sem a preocupação de levar e trazê-los para o hotel.
Opções de lazere não faltam para quem quiser curtir uma temporada no país europeu |
A vida noturna de Velden também faz parte dos programas recomendados. O lugar conta com vários restaurantes e bares, além do disputado "Casino Velden", que oferece jogos de entretenimento, shows, gastronomia e outras atrações.
Toda a paisagem que cerca o distrito e os demais povoados da Caríntia é cercada de montanhas, o que representa um verão diferenciado para quem está acostumado às imagens mais planas no Brasil. Por lá é comum a prática de montanhismo, escalada ou simplesmente um passeio livre para explorar o cenário.
A partir de Klagenfurt, Villach ou povoados turísticos como Velden, é possível ter acesso guiado nas montanhas da Caríntia. No verão, as estações de esqui dão lugar às paisagens verdes com hotéis, chalés particulares ou confortáveis pensões. Apesar do tempo de sol, o turista precisa praticamente o tempo todo de agasalhos, pois a altitude deixa o tempo frio apesar do verão.
A proximidade entre as cidades e povoados favorece a mobilidade na região. O cenário é convidativo para um passeio de bicicleta pelos mais esportistas ou por aqueles que gostariam de esquecer um pouco do estresse da cidade. Aliás, na região é possível pedalar às margens do Drau, o maior afluente do rio Danúbio. Pela rota projetada para os amantes do pedal, é possível aventurar um passeio ciclístico até a Eslovênia.
Para quem chega com tempo e disposição, vale a pena também obter informações nas centrais turísticas sobre a locação de carros. O automóvel pode ser interessante para conhecer outros lagos como o Faaker See, Silber See ou Ossiacher See ou ainda para se ter acesso diretamente à região dos Alpes sem precisar necessariamente chegar com outros grupos de turistas.
Uma visita à cidade de Villach também pode garantir momentos agradáveis no sul da Áustria. A cidade costuma ser bastante atrativa para os turistas durante o verão. As ruas estão sempre cheias de visitantes e os programas culturais também garantem a diversão na cidade. Nessa época do ano, é comum presenciar os festivais de artistas de rua e o lugar se transforma muitas vezes num grande palco ao ar livre.
Outra dica também e não deixar de apreciar uma "Villacher Bier", a cerveja típica da região e uma das mais consumidas na Áustria. A culinária parece não se diferenciar muito do resto do país, mas isso não impede que comidas típicas como a famosa torta de maça austríaca não tenham o sabor especial da região.
A segunda maior cidade da Caríntia possui ligações estratégicas com o resto da Áustria por meio do transporte terrestre. A partir de lá é possível também chegar facilmente à países como Itália ou Eslovênia, mas com a lembrança de um verão inesquecível que poucos lugares no mundo podem proporcionar.