Na história, conta-se que uma moranga da Ilha Anchieta, litoral norte paulista, caiu no mar. Carregada por dias até chegar em terra firme, a fruta teria ido parar na cozinha de um restaurante. A proprietária percebeu que no lugar do talo havia um buraco, constatando também a presença de camarões aninhados dentro da moranga, e não perdeu a oportunidade. Nascia então um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira.
O camarão na moranga, típico nas regiões sul e sudeste no país, ganhou forma e força por sua apresentação e ingredientes variados, que vão da presença do queijo catupiry até mesmo com vinho branco. Nesta receita, o Portal LiV foi até a residência do advogado Armando Nascimento, que preparou a sua versão do prato. Separe as panelas e mãos à obra!
Ingredientes:
1 moranga. Quanto maior, melhor.
Pasta de alho.
Manteiga.
1 quilo e meio de camarão GG. A dica do chef é temperá-lo previamente com páprica, sal e cheiro verde.
180g de molho ou passata de tomate.
100ml de água.
1 caixa de creme de leite sem soro.
3 colheres de requeijão.
1 cebola e meia picada.
2 tomates picados.
½ maço de cebolinha
½ de cheiro verde.
1 pimentão.
½ pimenta tipo dedo-de-moça.
1 pimenta verde.
200g de queijo mussarela para gratinar.
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Primeiro, abra a moranga com o auxílio de uma faca em formato redondo ou de estrela, e retire toda a polpa. Acrescente a pasta de alho, sal e sua pimenta de preferência. Unte por dentro com a manteiga e forre com papel alumínio, assando no forno por uma hora. Retire o papel e asse por mais meia hora. Desligue e mantenha a moranga no forno. A dica do chef é também aproveitar a tampa da fruta para o purê.
Agora é hora de partir para os camarões. Unte uma frigideira com azeite e frite os camarões dos dois lados, por dois minutos. Reserve. Em seguida, frite a cebola até dourar, adicionando as pimentas. Acrescente também uma porção da cebolinha e o cheiro verde. Deixe abafar por um minuto. Depois, adicione os tomates e o molho, ou a passata. Adicione a água e mexa. Deixe dez minutos em fogo baixo.
Enquanto isso, com o purê de moranga já preparado, adicione o creme de leite e o requeijão em um liquidificador e bata até ficar uniforme. Uma dica é acrescentar uma porção do refogado à mistura e bater novamente.
Com o refogado já pronto, acrescente os camarões e o creme em seguida. Use uma pequena porção de sal para corrigir a acidez, e o requeijão para dar consistência. Acrescente o resto da cebolinha e o cheiro verde, e misture.
Por fim, com a ajuda de concha, preencha a moranga com o creme. Acrescente o queijo mussarela ralado e finalize com um fio de azeite. Para decorar, ponha alguns camarões nas bordas da moranga. Leve ao forno até gratinar. Sirva com arroz e batata palha.
Confira também em nosso Instagram: