Seja para apreciar o seu sabor ou uso medicinal, o chá está presente há milênios na cultura oriental e ocidental. O seu aparecimento data de mais de cinco mil anos atrás. Segundo uma famosa lenda chinesa, a bebida foi descoberta de forma acidental, quando o imperador Shen-Nung fervia água sob a sombra de uma árvore e algumas folhas caíram sobre.
O ritual de preparação do chá é simples, mas engana-se quem pensa que basta misturar a água e a folha do chá e esperar a magia acontecer. Preparar o chá é uma arte que vai muito além da infusão e engloba técnicas especiais para chegar ao sabor perfeito.
O principal ingrediente para o preparo do chá é a planta Camellia Sinenses, oriunda do continente asiático. Suas principais variações, como o chá preto e o verde, dependem do seu grau de oxidação durante o processamento das folhas. A tea sommelière, Paula Rodrigues, ressalta que outras ervas, como o alecrim e hortelã, não são consideradas o chá em si, apenas infusão.
No Brasil, a bebida foi trazida pela família real no século XIX. Na época, o rei português Dom João VI trouxe algumas mudas que foram plantadas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Inicialmente, seu uso era fortemente medicinal, mas aos poucos a bebida tem conquistado os brasileiros e se tornado cada vez mais popular.
Mesa de chá
Indispensáveis para tornar a hora do chá única, o conjunto de pires, xícaras e talheres são o cartão-postal de um mesa de chá. A tea sommèliere indica que os jogos escolhidos possam combinar com a decoração da mesa, o que torna a experiência mais agradável e harmoniosa. Além disso, é interessante personalizar a escolha ao pensar em cada convidado da mesa.
Mas é preciso ter cautela durante a escolha da louça, pois o material pode influenciar diretamente no sabor da bebida. O indicado é utilizar apenas peças de porcelana, cerâmica ou vidro duplo temperado.
Outro item que também pode ser encontrado na mesa de chá é uma champanheira. Paula garante que o chá também é celebração e que o champanhe inicia a festa. “As borbulhas preparam a língua para o momento do chá”. O champanhe nas mesas de chá é festivo!
Saúde
Muito conhecido por suas propriedades medicinais, o chá faz jus à fama. É termogênico e acelera o metabolismo, o que ajuda no emagrecimento. Além disso, também é estimulante, diurético e expectorante. Na cognição, age como um estimulante que desperta a mente e dá disposição para a concentração e o aprendizado.
Uma curiosidade surpreendente é que o chá possui diferentes teores de uma substância bastante conhecida, mas em outra bebida: a cafeína. Portanto, tomar chá pode não ser a melhor alternativa para quem deseja relaxar ou dormir, já que pode surtir o efeito contrário, como é o caso do chá preto, que é mais encorpado. Neste caso, a infusão de ervas como a camomila, por exemplo, pode ser uma opção melhor.
Profissão: Tea Sommelier
O termo sommelier pode soar bastante familiar para os apreciadores de um bom vinho, mas você sabia que também existe o “Tea Sommelier” ou “Sommelier de chá”? Assim como o sommelier de vinhos, esse profissional também é um grande conhecedor certificado, mas no campo dos chás. Um tea sommelier, além de conhecer a história e sabores do chá, também pode elaborar cartas e realizar curadorias de chás e garantir a qualidade da bebida. Para obter certificado na área, é necessário realizar um curso e passar por um intenso treinamento.
Confira algumas dicas para tornar a hora do chá mais agradável: