Quem já conhece o Ámmar Gastrobar sabe das delícias tropicais que são servidas no local. De risotos a petiscos com frutos do mar, o espaço traz uma experiência que vai muito além da beleza e do charme arquitetônico inspirado em Mikonos e Santorini, como destacado em uma de nossas matérias. Agora já imaginou poder preparar um dos pratos do menu em sua casa e surpreender as visitas no jantar? O Portal LiV visitou a cozinha do restaurante para uma receita especial preparada pelo chef Filipe Costa, um filé de peixe Dourada imperdível com farofa e cuscuz marroquino. Confira só o preparo do prato chamado Ajuruteua:
Ingredientes:
- 200g de filé de Dourada
- 1 limão siciliano
- Sal a gosto
- ½ litro de tucupi
- 1 maço de jambu
- 1 maço de chicória
- 3 cabeças de alho
- 1 cebola roxa
- 1 Pimentão vermelho
- 1 Pimentão amarelo
- 60g de cuscuz marroquino
- 200g de farinha de Bragança
- 5 unidades de castanha do Pará
- 50g de manteiga
- 1 Banana da terra
Modo de preparo:
Para o peixe:
Tempere a dourada com sal, pimenta e raspas de limão. Em uma grelha, coloque o peixe e a banana cortada ao meio e pincele com azeite ou manteiga. Asse em brasa por 2 minutos de cada lado até que forme uma crosta e deixe descansar em fogo baixo por mais 5 minutos.
Para o tucupi:
Em uma panela ao fogo médio, junte o jambu, chicória, alho, cebola roxa, pimentão vermelho e pimentão amarelo cortados em cubos pequenos e deixe ferver por 15 minutos.
Para a farofa:
Pique as castanhas e torre em uma frigideira, adicione a manteiga e a farinha de Bragança já coada e mexer sempre até que tudo esteja crocante, acerte com sal e reserve.
Junte o meio maço de jambu que sobrou e desidrate no forno de 5 a 10 minutos em fogo baixo e incorpore-o na farofa depois de pronto.
Para o cuscuz marroquino:
Hidrate com 3 conchas do caldo do tucupi temperado por 5 minutos.
Finalize o prato montando o cuscuz em um pequeno aro para bolos de arroz, junte a banana da terra, e por fim a farofa. Bom apetite!