Arte e Cultura
Entretenimento
O paulista Marcelo Pasqua é um dos nomes em ascensão na cena artística brasileira. Escultor, pintor e designer, o artista tem ganhado destaque em diferentes nichos culturais. Como resultado de sua empreitada mais recente, a exposição “Estudos Tradicionais Com Visão Contemporânea” está sendo realizada no Centro Técnico Templo da Arte, em São Paulo, e segue até o dia 25/04.
Resultado de dois anos de estudo na Florence Academy of Art em Florença (Itália), a mostra é composta por 32 quadros feitos basicamente com carvão e lápis. “Os papeis são especiais, eles têm uma gramatura grossa e aspecto de lixa, então com o carvão você consegue quebrar essas lixas e deixar a textura bem lisa”, explica Marcelo.
Ele encontrou uma forma de aliar seus conhecimentos de arte clássica oriundos de sua estadia na Itália com sua visão atual. “Morei dois anos na Itália e estudei arte clássica. Sei que isso foi muito importante pra produzir o que faço hoje. Até nas impressões 3D, pois muitos dos conceitos que aprendi na academia eu uso no dia a dia. Há certa leitura, é a minha visão do momento, por isso chamei a exposição de visão contemporânea. Nunca tinha exposto esses trabalhos clássicos, acho que pela aceitação. E lá [no Centro Técnico Templo da Arte], como é um casarão de 1920, foi possível trazer esse link com os estudos tradicionais”, conta.
Contemporâneo e clássico
Misturar contemporâneo e clássico é algo recorrente nos trabalhos do artista. De pintura com carvão a impressões 3D, diferentes épocas conversam em suas obras: “Gosto de fazer uma crítica contemporânea usando uma técnica clássica”. Para o artista, no âmbito da arte, a impressora 3D ainda está engatinhando, mas é uma forma muito eficaz para materializar ideias. “Eu vejo uma infinidade de possibilidades de criar, pois você pode usar cálculos matemáticos e ferramentas que te ajudam muito. A impressão 3D cria muitas possibilidades, pois ela precisa do digital e isso não tem limites de criação”.
Marcelo já trabalhou com grandes marcas de segmentos como moda, publicidade e cinema. Em 2009, desenvolveu uma animação para o filme Besouro, de João Daniel Tikhomiroff. Além disso, participou da animação institucional do grupo de cinema Cinemark e do comercial do energético Burn.
Ano passado, esteve no programa da Rede Globo “Encontro Com Fátima Bernades” e falou sobre sua vitória no evento Art Battle São Paulo 2014, que é uma competição de pintura. “Participar do Art Battle foi muito bom, pois me forcei a pintar de uma forma mais rápida. Você começa a pensar e se preocupar com outras coisas como composição, balança de cores...”, conta.
Marcelo ministra workshops de desenho e impressão 3D e produz pinturas e esculturas sob encomenda. Você pode conferir e acompanhar seu trabalho no site https://marcelopasqua.com/