Escolha as cores

Saiba como iluminar sua piscina com fibra ótica - e economizar até 165% na conta de energia

14/06/2011 21:42 / Por: Catarina Barbosa / Foto: Diego Ventura
Escolha as cores

Assim, reunindo o design e a tecnologia empregada na iluminação, pode-se ir muito além. Com base nesses dois papéis, nasceu a iluminação de piscina por fibra ótica, que, além de funcional e bela esteticamente, é mais econômica do que os processos tradicionais. “Com esse método conseguimos reduzir o consumo de energia em até 165%”, afirma Leonardo Alves, arquiteto da L A arquitetura de iluminação.

A fibra ótica utiliza um único feixe de luz – de baixo consumo – e apenas uma lâmpada; além disso, a técnica oferece mais segurança para o usuário. “Antigamente, a corrente elétrica e térmica ficava em contato com a água, o que não era muito seguro. Outra vantagem é a facilidade de trocar lâmpadas, caso elas queimem, porque podem ser substituídas de fora da piscina, sem a necessidade de retirar água”, destaca. Além de mais segura e econômica, a iluminação por fibra ótica também não transmite raios infravermelhos (temperatura) e raios UV, ou seja, não danifica os objetos atingidos pela luz – e as lâmpadas também são mais duráveis. Além disso, os efeitos visuais vão desde simulação de estrelas, faíscas, até movimentos.  

Um dos trabalhos desenvolvidos por Leonardo na área foi a iluminação da piscina do prédio Torre de Toledo, da Leal Moreira, um projeto do arquiteto Alan Freitas. “Na área externa desse projeto em específico, resolvemos dar destaque para a piscina, que tem dimensões de 3,25 x 4,55 m e 1,35 m de profundidade. Nela usamos o modelo endlight, que consiste na emissão de luz pontual, levando a iluminação de uma extremidade à outra, apresentando menor perda de luz no caminho”, destaca.

Agora você deve ter perguntado: como uma piscina muda de cor? O processo – para os usuários – é bem simples: basta apertar um interruptor e escolher entre 16 tons ou escolher um em que as luzes alternam as cores automaticamente.

Tecnicamente, o sistema usado é o endlight, que emite luz apenas com a extremidade do cabo de fibra ótica e ilumina a piscina de maneira uniforme. Os cabos são iluminados por um equipamento: o projetor de luz, que é responsável pelos comandos eletrônicos e pela mudança de cores. Todo esse sistema fica na área externa, em uma espécie de compartimento, que pode ser acessado de fora da piscina.  Apesar de o mais indicado ser ambientar o local antes do início da construção, nem tudo está perdido para quem já tem uma piscina em casa e quer usar a técnica. “O trabalho é um pouco mais demorado, já que teremos que quebrar a piscina, mas não é impossível e o resultado é satisfatório.”

Uma dica, no entanto, não pode ser ignorada: a consulta a uma empresa especializada no ramo, pois o material utilizado precisa ser manuseado adequadamente. Caso contrário, o resultado pode não ser dos mais agradáveis.

Aí é só escolher a cor que mais o agrada. E apertar o botão.

Mais matérias Dicas

publicidade