Arte e Cultura
Entretenimento
A terceira mostra individual do artista José Fernandes se inicia dia 18/08, no Mufpa. “Tempo Gravado” é uma compilação de trabalhos inéditos realizados entre 2014 e 2015. A exposição ficará aberta ao público até 18/10 e sua visitação é gratuita. A curadoria fica por conta de Jussara Derenji, diretora do Mufpa.
As obras têm a figura humana como epicentro. Sob o olhar do artista, diferentes formas surgem por meio de pinturas em acrílica sobre tela e desenhos com técnica mista. No texto de apresentação da mostra, os vários personagens das obras são descritos como pequenas frações do ser humano. “Fragmentos esparsos e descontínuos daquilo que queremos, ou nos permitimos mostrar”, conta Jussara Derenji.
Os protagonistas dos quadros são acompanhados por certa melancolia. Homens e mulheres solitários levantam questões contemporâneas como a diversidade, solidão humana, vida e morte. Segundo a curadora, “as figuras que se esboçam em linhas e cores vibram em densidade e sentimento. Há sobre elas o olhar de um artista sensível e visceralmente ligado ao seu ofício, ele mesmo um ser múltiplo como arquiteto, designer, desenhista e pintor”.
Para a diretora do Museu, esses múltiplos seres que nos habitam em desejos, ansiedade e angústias se reúnem na cidade, palco onde se concentram milhões de indivíduos com suas particularidades em choque, em disputa de espaço, de uma forma de se inserir nela. As explosões de cores e formas que antecedem às pinturas atuais reúnem o caos de um traçado sem controle, sem regras onde sabemos que o fundo, o inicio de tudo, é o ser humano se deslocando nesse organismo informe que é a grande cidade.
José Fernandes vive e trabalha em Belém. Sua versatilidade começa nas Artes Visuais, passa pela Arquitetura e vai até a Comunicação. Em 2013, apresentou sua mostra “Trama” em Blumenau, Santa Cataria e “Grafia e Matéria” (2014) em Belém. Neste ano, o Museu da UFPA será o espaço que dará teto para suas obras. José ainda ressalta a importância do local em Belém: “É um grande prazer realizar uma mostra neste Museu da UFPA que hoje, assim como ao longo dos últimos de trinta anos, desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento da arte e da cultura em nosso Estado”.
Serviço
Exposição Tempo Gravado
Local: Museu da Universidade Federal do Pará, Av. Gov. José Malcher, 1192.
Data: 18/08 até 18/10/2015
Hora: de terça a sexta, de 09h às 17h, sábado e domingo de 10h às 14h.
Informações: www.ufpa.br/museufpa. Fone: (91) 3224.0871