Búfalos, praias exuberantes e uma gastronomia famosa por seus sabores exóticos. O Marajó, sem dúvidas, é encantador. A maior ilha fluviomarinha do mundo é banhada pelo Oceano Atlântico e está cercada por 12 municípios que resguardam uma Amazônia que não perdeu seu tempo e costumes.
Um desses costumes é a presença do queijo do marajó no cardápio local, que pode ser usado em muitos pratos. O chef Neto Brabo, do Acaso Café & Vinho, trouxe para o Portal LiV uma receita especial chamada Homenagem ao Marajó, que segundo ele, faz parte do café da manhã local. Confira só:
Você vai precisar de:
- Pão tipo baguete
- 20g de manteiga
- 70g de queijo do marajó fatiado
- Doce de leite para acompanhar
Modo de preparo:
Parta o pão ao meio e, em uma frigideira, sele os pães com a manteiga por dois minutos, ou até dourar. Com uma das fatias para cima, adicione o queijo do marajó. Com a ajuda de um maçarico, derreta o queijo por 30 segundos. Uma outra opção é gratinar em um forno pré aquecido de 3 a 5 minutos. A dica é servir com doce de leite caseiro, que faz a diferença no sabor final.
Doce de leite: Escolha um leite condensado em lata. Retire o rótulo de papel e envolva 3 voltas de papel alumínio. Leve a uma panela de pressão com água o suficiente para cobrir a lata e ferva de 25 minutos a meia hora. Retire e adicione 50 gramas de creme de leite e uma pitada de sal. Misture com a ajuda de um fouet até formar uma massa homogênea. Pode ficar na geladeira por até uma vez.
Confira em nosso Instagram: