Para uma empresa saber como é sua imagem perante a população e como seus serviços estão sendo recebidos pelos consumidores existe uma fórmula ideal: ouvir pessoas. E é por isso que pesquisas de mercado são ótimos “termômetros”. No último domingo, 19, foi divulgada uma das mais conceituadas pesquisas feitas na capital paraense, a Top de Negócios 2010/2011*, que destacou a Leal Moreira como primeira colocada na categoria “Construtoras Imobiliárias”, abrindo dez pontos de diferença, em relação ao ano passado.
Realizada há 14 anos, a Top de Negócios é feita pela Bureau de Marketing e Pesquisa (BMP). Dividida em 16 categorias, a pesquisa aponta a preferência do consumidor por marca de segmentos diversos, que vão de centros gastronômicos à matérias de construção, passando por lojas de departamentos, moveis de escritório e construtoras imobiliárias.
“Alcançar uma boa colocação em um estudo de mercado como este significa ter uma marca forte, de fato”, considera Renato Condurú, diretor da BMP. O método de aplicação da pesquisa justifica tal afirmação. Para que o resultado aponte com maior precisão as empresas preferidas pela população de Belém e da região metropolitana alguns pontos são considerados. “Para não sinalizar qualquer tipo de favorecimento a uma marca, nós optamos pelo método equitativo, que faz com que cada grupo entrevistado, seja qual for o gênero, faixa etária e classe social, tenha o mesmo peso nas porcentagens”, explica o diretor.
A pesquisa é dividida em três grupos: público teen (de 13 a 20 anos), adulto masculino e adulto feminino (ambos, acima de 21 anos). Cada um deles abrange pessoas de níveis sociais diversos (classes A/B, C, D/E). “É exatamente esta divisão justa, que dá voz não só a quem consome determinada marca, mas também quem a considera um ideal, que faz com que o Top de Negócios seja uma pesquisa respeitada. É por isso que ela realmente indica os olhares do público sobre o mercado”, afirma Condurú. Na pesquisa 2010/2011 foram ouvidos 1.320 pessoas.
Para Conduru, isso é resultado de um trabalho em teia que não envolve somente a venda direta, como também os conceitos associados a marca. “A Leal Moreira, por excelência, se mostra uma empresa que não só apresenta um bom produto, como também investe em boa publicidade, em projetos sociais e em ações que imprimem qualidade a marca. O resultado disso: é um nome que está na cabeça das pessoas”.
*Pesquisa encomendada e publicada pelo jornal Diário do Pará no dia 19/06/2011.