Leal Moreira na Casa Cor 2014

A mostra já começou e será realizada até o dia 30 de novembro em local especial: no Boulevard Shopping.

07/10/2014 10:13 / Por: Lucas Ohana/ Fotos: Dudu Maroja
Leal Moreira na Casa Cor 2014


 
A escolha da ambientação e da decoração de um espaço é feita por pessoas. Sendo assim, um local carrega consigo gostos, valores e sentimentos. Quando ele contempla a satisfação de quem o habita, representa modos de viver, proporcionando sensações de identificação, acolhimento e pertencimento aos moradores ou visitantes do lugar. 
 
A Casa Cor tem a proposta de abrir as possibilidades nas áreas de arquitetura, design e paisagismo para que as pessoas possam materializar e espelhar suas preferências em suas residências, ambientes de trabalho ou qualquer outro local desejado. 
A Leal Moreira orgulha-se de ser patrocinadora da edição paraense da mostra pelo quarto ano consecutivo, fomentando cada vez mais o conceito de viver bem. Neste ano, a construtora tem três belos espaços, cada um com suas belezas e especificidades: o Restaurante The Wall (by Leal Moreira), Leal Moreira Dolce Vita e Santoro Concept.
 
O Restaurante The Wall (by Leal Moreira), assinado pelo arquiteto Wallace Almeida, tem como referência a arte paraense e conta com parcerias da Cia. Paulista e do Famiglia Trattoria. Um dos destaques é a homenagem ao saudoso artista plástico paraense Acácio Sobral, conhecido por seus trabalhos com a técnica encáustica. Logo na entrada, por exemplo, há um elegante painel inspirado em um trecho de uma obra dele. 

O espaço alia duas características que se encaixam perfeitamente: a beleza de uma galeria de arte e a comodidade de um restaurante. As obras, que ficam expostas em nichos nas paredes, são de mais de dez artistas plásticos, como Geraldo Teixeira, Ruma, Eliene Tenório, Paulo Azevedo, Jorge Eiró e Armando Sobral. “Reunimos diversos segmentos de arte, como pintura, música, escultura e escolhi o estilo contemporâneo para que o ambiente pudesse absorver todas essas interferências”, explica Wallace. 
 
Vários objetos de mobília foram personalizados pelos próprios artistas e podem ser comercializados. “A ideia é mostrar que um artista não produz apenas telas. Tem tantas coisas interessantes que eles podem intervir na nossa arquitetura e a Casa Cor é o momento ideal para divulgar isso às pessoas”, disse. 
 
Os visitantes podem conferir também grafites de Daniel Zuil e Sebá Tapajós, shows intimistas de músicos, além de uma novidade: exibição de video mapping - técnica de projeções audiovisuais em objetos ou estruturas - elaborado por Luan Rodrigues. “Eu quis resgatar traços regionais de forma mais artísticas e com um veículo que está em alta, que é o video mapping”, conta Wallace.

Assim, o local, que possui 245 m², reúne artistas, arquitetos, clientes e patrocinadores: todos conspirando juntos em prol da arte. “É uma grande oportunidade de ter diversos segmentos artísticos ao alcance de todos. E aproveitando que a Casa Cor esse ano é no Boulevard Shopping, que tem visitação fantástica.” 

Sobre participar da Casa Cor com a Leal Moreira, Wallace destacou que é uma satisfação. “Tenho uma ligação muito forte e uma gratidão enorme pela Leal Moreira. É muito bom e mais uma oportunidade de expor o meu trabalho.”

Outro espaço da construtora é o Leal Moreira Dolce Vita, um loft assinado pelos arquitetos José Jr. e Ana Perlla. O nome, baseado no filme do cineasta Federico Fellini, por si só já adianta a proposta principal: fazer com que os visitantes sintam-se em casa. A decoração é inspirada no Mid-Century, estilo baseado em aprimoramentos do meio do século XX de áreas como design gráfico, design de interior e arquitetura. 




“Nós utilizamos móveis, cores, texturas e objetos que remetem aos anos 60 e buscamos referências nos grandes designers da época, como George Nelson, Eero Saarinen, Charles e Ray Eames, entre outros”, disse José Jr. 

O ambiente é composto por uma sala, um gabinete, uma cozinha e uma suíte de casal. Além de ser tudo integrado fisicamente com ausência de paredes e utilização de divisórias, é unido também por cores, elementos decorativos e revestimentos. Alguns dos destaques são móveis pés palito da Florense, estante Zig Zag e cobogós vintage.

José Jr e Ana Perlla são responsáveis por projetos da Leal Moreira na Casa Cor Pará desde 2011. “Participar mais uma vez desse grande evento de arquitetura e decoração ao lado de uma grande e respeitada construtora como a Leal Moreira é um privilégio”, destaca Perlla. 

José Jr. também falou sobre a construtora. “A nossa parceria com a Leal Moreira é sempre rejuvenescida. Cada ano projetamos ambientes com pontos de vista diferenciados e nesta edição não foi diferente. Estamos com uma proposta nova, assim como a construtora, jovem e ágil.”

Também é com muita sofisticação que a Leal Moreira traz o Santoro Concept, elaborado pela arquiteta Beth Gaby. A decoração vem com o conceito do próximo empreendimento da construtora, representando três estilos de morar: clássico, moderno e casual. 




“É um lounge com três ambientes onde cada um tem elementos correspondentes aos estilos. A cor marrom é predominante e o uso do espelho na cor bronze segue o mesmo tom, dando mais amplitude”, disse Beth.  

Alguns dos itens que saltam aos olhos são grandes telas com intervenções da artista plástica Cintia Ramos. “A ideia é passar a sensação de grandiosidade com as obras, marcando diferentes estilos de morar.” O local tem um espaço exclusivo com atendimento diferenciado para quem quer conhecer empreendimentos da construtora.

O nome do ambiente é em homenagem ao arquiteto Filinto Santoro, que projetou diversas obras importantes em Belém, como o Colégio Gentil Bittencourt e três palacetes: um para servir de residência a Augusto Montenegro; outro para o senador Virgílio Sampaio e o terceiro para o senador Marques Braga. Os visitantes do ambiente podem conferir um vídeo especial sobre o arquiteto. 
 
A arquiteta Beth Gaby ficou contente em participar da Casa Cor com a construtora. “Venho participando de todas as edições da Casa Cor Pará e é sempre muito bom estar nesse evento tão importante para a nossa cidade. Estar junto com a Leal Moreira é uma grande honra, por ser uma empresa de qualidade, respeito e credibilidade. É alegria em dose dupla.”
 
Em 2011, logo no primeiro ano da Casa Cor no Pará, a Leal Moreira investiu na mostra – a segunda maior do mundo – como participante e patrocinadora estrutural. Dentro do seu espaço, as grandes atrações eram o Bistrô do Carlito e o Boteco do Silvio, que homenagearam, respectivamente, o presidente da construtora e seu mais antigo funcionário. A primeira edição da Casa Cor Pará foi sucesso de público e crítica e desde então não parou de crescer, bem como a participação da construtora no evento. 
 
No ano seguinte, a Leal Moreira adotou um conceito mais moderno e veio com o Mundo Leal Moreira. Em celebração ao período em que a empresa foi fundada, na década de oitenta, a ideia foi representar o espírito da construtora. A decoração contou com vários ícones marcantes, como David Bowie, fitas cassete e guitarra; sempre em cores vivas para ressaltar os contrastes da época. Além disso, duas animações foram exibidas na parede central mostrando imagens sobre valores e ideias relacionados à empresa e a Revista Leal Moreira, desde colaboradores de obras até as mais badaladas celebridades nacionais, como a atriz Camila Pitanga, o arquiteto Oscar Niemeyer, o ator Lázaro Ramos e a modelo Caroline Ribeiro.
 
Em 2013, a Leal Moreira surpreendeu o público com dois espaços: o Leal Moreira em tons de Blues e Jazz e o Leal Moreira Experience. O primeiro, de 212 m², inspirado em conceitos musicais, tinha um terraço com árvores e plantas de pequeno e grande porte, um palco especial para apresentações intimistas e um bar encantador, propício para festas e confraternizações. O ambiente conquistou o prêmio de melhor projeto da Casa Cor Pará com os arquitetos José Jr. e Ana Perlla, que haviam ganhado também prêmios com a construtora de projetos mais criativos nos dois anos anteriores da mostra.
 
O outro espaço exclusivo da construtora em 2013, o Leal Moreira Experience, também encantou o público. Com uma área de 103m², levou as assinaturas dos arquitetos Maurício Toscano e Heluza Sato e deu ênfase à tecnologia. O público era conduzido por um trajeto repleto de elementos modernos e inspiradores, como uma pirâmide holográfica, onde as pessoas podiam visualizar de diversos ângulos a fachada de um empreendimento Leal Moreira; um local adaptado para projeções em 3D, que possibilitava uma imersão virtual por apartamentos decorados; e vídeos que simulavam um mergulho em uma piscina. 
 
Drauz Reis, Diretor-Executivo/CEO da Leal Moreira, explica sobre a importância de participar do evento. “A construtora Leal Moreira sente-se honrada com a oportunidade em investir na Casa Cor pela 4ª edição seguida. Casa Cor e Leal Moreira possuem grandes sinergias de marca e público, os quais se consolidam como fatores críticos de sucesso para a continuidade dessa parceria.
 
André Moreira, franqueado da Casa Cor Pará e diretor de marketing da Leal Moreira, falou sobre a mostra e o patrocínio da Leal Moreira. “É a primeira vez no Brasil que a Casa Cor é realizada no mall de um shopping e isso já torna a mostra especial. Assim, os visitantes têm todo conforto e segurança para visitar o evento, com estacionamento à disposição, lojas e toda estrutura que o shopping oferece. E a Leal Moreira orgulha-se de ser patrocinadora da Casa Cor pelo quarto ano consecutivo, proporcionando a todos os visitantes experiências diferenciadas com bom gosto e sofisticação.”
 
Ana Paula Guedes, a outra franqueada da Casa Cor Pará, destaca a relevância em ter a Leal Moreira na mostra. “A Leal Moreira é uma empresa que participa desde o primeiro ano da Casa Cor e tê-la no evento traz uma relação de parceria. Pela história que a construtora tem no estado, agrega valor.”

Casa Cor Pará
 
A Casa Cor Pará chega à sua 4ª edição este ano e será realizada até o dia 30 de novembro. As instalações ficam localizadas no mesmo andar de lojas e da praça de alimentação do Boulevard Shopping no 4º Piso e, com o novo local, a expectativa é aumentar em 50% o número de visitantes em relação ao ano passado. O projeto geral é assinado por José Jr. e Ana Perlla.

“Por acontecer num  shopping, a visitação é mais democrática e acessível, proporcionando retorno para quem gosta de consumir produtos de interiores, quem produz - no caso dos arquitetos - e para parceiros os fornecedores, por conta da visibilidade da mostra”, explica José Jr.
Ao todo, são 36 ambientes com temáticas variadas para todos os gostos, em uma área de 2.500 m2, projetados por profissionais conceituados, como Conceição Barbosa, Michell Fadul, Socorro Ribeiro, Helder Coelho, Fabio Seixas, Natália Jacob, Igor Tairo, Isabella Mutran e vários outros. Uma das novidades deste ano é a Casa de Praia, que tem espaços como cozinha, sala íntima, suíte do casal, de hóspedes, sala de estar, jantar e varanda. 

Com o mesmo conceito de circuito da edição passada, a mostra promove visitação continuada, privilegiando todos os ambientes previstos. “É uma Casa Cor inédita por ser no mall de lojas de um shopping. As experiências que a Casa Cor tem no Brasil em shopping são em áreas de expansão ou de estacionamentos, e aqui, em Belém, é onde as pessoas circulam”, disse Ana Paula Guedes. 

André Moreira ressalta a importância do evento para o estado. “A Casa Cor é sinônimo de tendência e inovação. O Pará é repleto de talentos nas áreas de arquitetura, design e paisagismo e a mostra reúne os melhores profissionais do estado, sendo uma oportunidade única de conferir, no mesmo local, os trabalhos deles juntos”, conclui. 

Mais matérias Especial

publicidade