Surgida em meados dos anos 80, a partir da iniciativa do empresário Carlos Moreira, a Leal Moreira construiu, ao longo dos últimos 35 anos, uma relação de proximidade e confiança com o seu público-alvo. Uma grande parte dessa conexão se deve, sem dúvida, à marca da empresa, que alcançou um nível de reconhecimento impressionante, ao ponto de apenas o ícone – O LM estilizado – ser o suficiente para as pessoas saberem que se trata de um produto Leal Moreira, hoje sinônimo de qualidade no mercado da construção civil paraense.
O sócio-diretor de Planejamento e Marketing da Construtora, André Moreira, conta que, no início, ainda no final dos anos 80, a marca buscava fazer um link muito forte com o negócio da construção civil, por isso, foi constituída a partir do desenho de “quatro tijolinhos” que formavam o LM, de Leal Moreira. Pouco tempo depois, o desenho ganhou um triângulo cinza por trás, o que deu um pouco mais de peso à marca.
Foi somente em 1993 que a marca da Leal Moreira começou a ganhar ares de modernidade, não por coincidência, justamente no período em que André criou e passou a gerenciar o Departamento de Marketing da construtora. “Eu sou engenheiro civil de formação e nessa época estava fazendo uma pós-graduação em Propaganda e Marketing. Então, quando criamos o Departamento de Marketing, automaticamente mudamos a marca, o que foi um grande desafio, pois se tratava de uma marca muito sólida. Criamos uma marca mais moderna, com pinceladas mais artísticas, e fomos fazer campanha na televisão, uma mídia que até então nenhuma empresa local utilizava. Um ano depois, em 1994, a Ademi-PA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Pará) nos elegeu como construtora e incorporadora do ano, o que foi um reconhecimento muito grande e mostrou que estávamos no caminho certo”, lembra.
Não foi apenas a marca da Leal Moreira que mudou nessa época. A construtora foi a primeira no Estado a adotar piso cerâmico nos seus empreendimentos; também foi a primeira a tornar padrão as esquadrias anodizadas pretas em vez de cinzas, como era comum; foi a primeira a entregar prédios com geradores elétricos próprios, antes mesmo de isso virar uma exigência legal e a implantar revestimento externo cerâmico. “Na verdade, nós elevamos muito a qualidade do nosso produto”, ressalta André.
Daí em diante, a Leal Moreira experimentou anos de crescimento intenso. Com a chegada dos anos 2000, viu-se a necessidade de renovar a marca novamente, e ela se tornou um pouco mais quadrada, na busca de se criar uma conexão entre solidez e arte. “Voltamos para a solidez do tijolo, só que de forma mais artística e, mais uma vez, a partir dali, criamos uma série de diferenciais, que nos fizeram permanecer na liderança do segmento por vários anos seguidos”, detalha.
Foi aí que a Leal Moreira começou, por exemplo, a investir em eventos próprios da marca, como o Saverne Avant Première, o qual, posteriormente, se transformou no Living Leal Moreira. O próprio lançamento da Revista da Leal Moreira também foi uma iniciativa que visava essa proximidade maior com os clientes da construtora.
Depois de uma parceria com a Incorporadora PDG, a Leal Moreira compreendeu que era preciso, mais uma vez, transformar a marca, trazendo novamente traços de solidez, forma com a qual ela se encontra até agora. “Embora a marca da Leal Moreira fosse muito sólida, robusta, quadrada, a gente esteve sempre em busca de deixá-la envolta a esse meio da arte, da inovação, da modernidade”, explica o designer Neto Porpino, criativo da empresa há mais de 15 anos. “Estamos falando de uma marca enxuta, sólida, de linhas retas, que está intimamente ligada a outros setores da sociedade que a empresa considera importantes, como a arte, a música, o design, a gastronomia, o esporte”, completa Neto.
Para André Leal Moreira, é extremamente gratificante ver que mesmo após 35 anos de fundada, a Leal Moreira é uma empresa que continua a ser lembrada, querida, procurada e alvo da confiança dos seus clientes. “Em nenhum momento dessa história, mesmo nas fases difíceis que o País atravessou, perdemos o valor da marca, muito pelo contrário, agregamos valor e novos conceitos à marca. O mercado está aberto para abraçar a nossa marca, as pessoas se identificam e gostam dela”, avalia.
Segundo o sócio-diretor, a inovação é um dos pilares desse relacionamento de sucesso entre a marca da Leal Moreira e o público, por isso, a partir dos próximos meses, a empresa vai lançar um portal, que deverá abranger notícias sobre cultura, gastronomia, arte, design, modernidade e outros conceitos que também ajudaram a tornar a marca Leal Moreira uma referência no segmento. “Vamos continuar mandando a revista impressa para a casa das pessoas, mas vamos trabalhar a nossa conexão com elas por meio de um portal que vai reunir tudo aquilo que, teoricamente, dá prazer, como viajar, arte, música, gastronomia. Para isso, produziremos conteúdos novos todos os dias. Assim, imaginamos que estaremos ainda mais perto das pessoas”, anuncia.