Ler é preciso

Feira Pan-Amazônica do Livro abre com a expectiva de receber 400 mil pessoas em dez dias e uma programação que inclui teatro, cinema e música.

02/09/2011 15:07 / Por: Da Redação/ Foto: Agência Pará
Ler é preciso
Feira do Livro espera movimentar R$ 12 milhões e receber 400 mil visitantes

Abre nesta sexta-feira (2), às 19 horas, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Até o dia 11 deste mês, 400 mil pessoas devem visitar os 200 estandes de 600 expositores, movimentando cerca de R$ 12 milhões em negócios. O evento, que tem entrada franca, é promovido pelo governo do Estado e organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com o objetivo de divulgar e disseminar o hábito da leitura no público paraense.

Esta edição da feira tem a Itália como país homenageado e a poetisa Dulcinéa Paraense – que desembarcou em Belém especialmente para o evento – como patrona. Com um enfoque diferente dos anos anteriores, as atrações musicais ficam de lado e dão espaço aos motivos principais do evento: os livros e seus autores. Entre os escritores participantes, estão Zuenir Ventura, Daniel Piza e João de Jesus Paes Loureiro.

A programação inclui ainda uma mostra de cinema, com clássicos de Bernado Bertolucci, Fellini e Pasolini, entre outros. As atrações também incluem peças de teatro, palestras, seminários e bate-papo com escritores, além das célebres noites de autógrafo.

Outra novidade que vai agradar o público: cada estande este ano vai oferecer “O livro do dia”, títulos oferecidos com preços especiais – um estímulo a mais para alavancar as vendas, segundo o representante da Associação Brasileira da Difusão do Livro (ABDL), Robério Silva. Este ano, a Feira do Livro oferece ao público um catálogo com mais de 85 mil títulos.

A Feira Pan-Amazônica do Livro – cuja estrutura, no Hangar, é de 24 mil metros quadrados – pulveriza a programação para outros espaços, entre eles o Cine Estação e o Cine Sesc Boulevard, que vão abrigar as mostras de filmes italianos. A mostra de cinema paraense, que acontece no Hangar, exibirá os curtas-metragens “Miguel Miguel”, “Visagem”, “Matinta”, “Mãos de Outubro” e “Admirimiriti”.

Para mais informações, basta ligar para os telefones (91) 4009-8746 e 4009-8712 ou acessar o site www.feiradolivro.pa.gov.br. A feira está aberta ao público das 10 às 22 horas.

Mais matérias Especial

publicidade