Londres é uma festa!

Listamos algumas dicas de passeios e atrações gratuitas na capital britânica, não só durante os Jogos Olímpicos

24/07/2012 16:28
Londres é uma festa!

Faltam três dias para que Londres se torne a sede dos Jogos Olímpicos de 2012. O principal evento esportivo do mundo será realizado na capital do Reino Unido a partir da próxima sexta, 27 de julho a 12 de agosto. Como um dos destinos mais comentados e um dos mais procurados do momento, a cidade reserva alguns passeios bacanas e eventos sem custos para quem quer aproveitar durante e depois das Olimpíadas.

Arte de graça

Boa parte da riqueza cultural inglesa está reunida nos museus e galerias de arte da capital londrina, e o melhor de tudo é que se podem visitar muitos acervos sem pagar nada. O exemplo clássico é a Tate Modern, a mais importante galeria de arte moderna do Reino Unido. Aberta em uma antiga central elétrica, exibe obras de grandes artistas do século 20, como Picasso, Andy Warhol e Salvador Dalí. O Tate British também oferece acesso livre para sua coleção, focada em 500 anos de arte britânica. Sobre a arte contemporânea, a pequena Saatcvhi Gallery dá conta do recado. E ainda sem tirar uma moedinha do bolso, é possível ver “Os Girassóis” de Van Gogh, na Galeria Nacional, além de conferir a coletânea fantástica de arte egípcia do British Museum. O inusitado fica por conta do Geffrye Museum, no lado leste da cidade, onde é possível descobrir como eram os interiores das casas da classe média inglesa no século XVII aos tempos modernos.

Desbravando a pé

Londres é uma cidade plana, e a melhor forma de conhecer seus segredos é andar pelas ruas e praças. A opção mais interessante durante um evento que promete lotar os espaços mais ‘turísticos’ da cidade é flanar pelos cantos que parecem mais tranquilos. Vá ao Southbank, à margem do rio Tâmisa, e terá oportunidade de fotografar uma bela vista, formada por alguns cartões postais da cidade como a London Eye (uma roda gigante), o palácio de Westminster, o The Globe (teatro de Shakespeare) e é claro, o Big Ben. Dê uma volta por outros locais clássicos como o Picadilly Circus, Trafalgar Square, Covent Garden e Leicester Square e aproveite para fazer um lanche ou comprar em mercados de rua como o Portobello Road (especializado em antiguidades), Camdem Market, o Borough Market e o mercado de flores de Columbia Road aos domingos.

Verde da realeza

No passado, a monarquia britânica era proprietária de grandes áreas verdes na cidade. Esses espaços eram reservados para a recreação da Família Real e a entrada era proibida aos súditos e plebeus. Com o crescimento urbano de Londres, o acesso passou a ser liberado e os parques reais viraram points entre os londrinos e visitantes. São oito ao todo, que não cobram nada pela entrada e ainda oferecem uma série de atividades. E como o verão está a pleno vapor no hemisfério norte, um piquenique no parque ou mesmo uma parada estratégica em um dia de sol é um programa delicioso. Entre os mais bacanas estão o Regent’s Park, o St James’s Park - com vista para o palácio de Buckingham -, o Hyde Park, e o Kensington Gardens, famoso pela estátua de bronze de Peter Pan. O personagem infantil também é o tema do playground, que tem um curioso navio do Capitão Gancho. O jardim italiano, repleto de fontes, e o Albert Memorial, em homenagem ao príncipe Albert que morreu em 1861, são outras atrações. E o melhor é que esses parques ficam na área central de Londres. Mas se a opção é por parques em regiões mais afastadas e bucólicas, o Richmond Park é uma boa escolha, assim como o Hampstead Heath, na charmosa região homônimo no norte da cidade. Informações sobre todos os parques reais: royalparks.org.uk

Tradição centenária

Há 700 anos, os portões da Torre de Londres são fechados, impreterivelmente, todas as noites pelos guardas britânicos. Esse ritual ficou conhecido como Cerimônia das Chaves e pode ser acompanhado até os dias de hoje. Apesar de a monarquia não viver mais na Torre, o forte esquema de segurança continua. Afinal, lá ficam joias e tesouros reais. A cerimônia é gratuita, mas é necessário ingresso para assisti-la.

Quem tiver interesse deve solicitar os bilhetes com antecedência à viagem, já que trata-se de um evento muito procurado. Informações pelo site: hrp.org.uk/TowerOfLondon/

Canto celestial

A visita ao interior da Catedral de Saint Paul e da Abadia de Westminster é cobrada, mas é possível participar gratuitamente da Evensong, missa cantada pelo coro das igrejas, que acontece durante a semana, às 17h. Para quem aprecia música sacra, vale pelo concerto e pela oportunidade de dar uma olhada nas monumentais igrejas. Confira o calendário e os horários nos finais de semana nos sites: stpauls.co.uk/Worship-Music/The-Cathedral-Choir e westminster-abbey.org/music/choral-services

Troca da Guarda

O viajante não precisa gastar nem uma libra esterlina para conferir uma das atrações turísticas mais famosas de Londres. É só chegar cedo para garantir um lugar perto das grades do Palácio de Buckingham, local em que acontece a tradicional troca da guarda. A mudança de turno entre o batalhão da infantaria britânica é uma espécie de “show”. Em sincronia, os soldados marcham usando fardas vermelhas e chapéus altos de pelo de urso. Eles são acompanhados pela banda militar, que toca diversos tipos de música, de clássicos ingleses a trilhas sonoras de filmes. De maio a julho, o evento acontece todos os dias às 11h30. Nos demais meses, em dias alternados. Confira o calendário no site: royal. gov.uk

ESPORTE SEM BARREIRAS

Confira as competições que você poderá assistir sem colocar a mão no bolso durante os Jogos Olímpicos

Ciclismo de Estrada

Datas: 28 de julho a 1º de agosto

As provas masculinas e femininas de ciclismo de estrada começam na Avenida The Mall, famosa por servir como palco para cerimônias formais e grandes eventos esportivos. Os ciclistas seguem em direção ao sudoeste de Londres, atravessam a Putney Bridge e continuam pelo Richmond Park. Depois de passar pelo Hampton Court Palace, seguem em direção ao norte, passando pelas cidades de Leatherhead e Kingston.

Vela Olímpica

Datas: 29 de julho a 11 de agosto

Ao longo dos 14 dias de competição, o público pode acompanhar 10 eventos de vela que prometem agitar a baía de Weymouth e o porto de Portland, pontos de partida das provas. Fica fora da cidade (240 km), mas haverá todo um esquema de transporte por trem e ônibus para lá.

Marcha Atlética Olímpica

Datas: 4 e 11 de agosto

O início e o término da Marcha Atlética ocorrem na Avenida The Mall. Ao longo dos vinte quilômetros de prova, os visitantes podem acompanhar a passagem dos corredores e o final dessa que é uma das mais exóticas modalidades dos Jogos Olímpicos.

Maratona

Datas: 5 e 12 de agosto

Assim como as provas de ciclismo, as maratonas olímpicas (masculina e feminina) também partem da avenida The Mall e percorrem ruas emblemáticas da cidade. A prova contará com 80 atletas.

 

(fonte: Revista Viajar e site Londres para principiantes)

Mais matérias Pelo Mundo

publicidade