O paraíso da biodiversidade na Costa Rica

Daniela Godinho conta tudo como uma nativa do país

15/02/2023 16:03 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Divulgação
O paraíso da biodiversidade na Costa Rica

Por nome, já dá para imaginar a beleza do lugar: a Costa Rica é uma das paisagens mais exuberantes e fantásticas do mundo, repleta de natureza, biodiversidade e locais para apreciar. A riqueza fala por si, e por isso, o Portal LiV conversou com a administradora Daniela Godinho, que é nativa da Costa Rica e compartilhou conosco seu conhecimento e vivência.


“Sou um pouco suspeita para falar da minha experiência na Costa Rica”, afirma Daniela. “Morei lá até meus 12 anos, mas não cheguei a explorar todo o país e conhecer toda a sua riqueza e extensão em vulcões, praias e montanhas. Há os litorais Atlântico e Pacífico, além de uma biodiversidade absurda e lugares lindos para conhecer. Então, quando tive a oportunidade de voltar, sem dúvidas, a experiência foi muito enriquecedora.”


Litoral é cenário imperdível para quem conhecer a Costa Rica (Divulgação)

Para Daniela, o que mais chama a atenção na Costa Rica são os inúmeros pontos turísticos conhecidos por lá, como o Vulcão Poás, um dos mais ativos do país. No local, também se encontra um parque nacional com direito a trilhas guiadas que dão acesso à crateras e lagoas termais. Claro, tudo isso com a devida segurança e equipamentos que garantem um passeio tranquilo e sem riscos.


 Conchas da Playa Conchal, em destaque (Divulgação)
"Em relação às praias, a minha favorita é a Playa Conchal, que é uma praia em que você percorre quilômetros e não tem areia”, destaca Daniela. A profissional se refere a uma das praias mais especiais da Costa Rica, compostas de resíduos de conchas trituradas. Um verdadeiro resort em que é possível até mesmo experimentar a observação noturna das tartarugas. “Também tem a praia de Santa Teresa, pra quem gosta de praticar surf e yoga. Ela é povoada, mas parece inexplorada. E é impossível não falar de Manuel Antonio, que é um cartão postal conhecido mundialmente”.

Segundo Daniela, a dica para quem vai pela primeira vez é  ir com espírito de aventura. “Vá com espírito para encarar montanha, fazer trilha, conhecer vulcões e as cordilheiras vulcânicas, os litorais… Há muitas atividades naturais para se fazer, e tudo é encantador”.


Por fim, o que há de mais marcante para ela está no povo, com sua cordialidade e acolhimento. Ela relembra de uma das tradições locais, que é a frase “pura vida”, cujo significado é “tudo de bom”. “Serve para cumprimentar, para sinalizar que está tudo certo, bola para frente. Ela é marcante e muito conhecida, e é do costarriquenho. Então, para mim a característica mais marcante de lá é o povo, e toda sua riqueza, de folclore, tradições, a história do país e tudo o que eles se orgulham.”


Lago termal no Vulcão Poás (Divulgação)

Confira também em nosso Instagram:

Mais matérias Pelo Mundo

publicidade