O futebol, assim como todos os esportes, envolve inúmeros valores sociais que podem contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade. No entanto, pela massificação do conceito de competição, boa parte deles são diminuídos perante a importância da vitória. Pensando em priorizar o esporte como um momento de lazer e bem-estar, a Coca-Cola lançou ontem (21) a segunda edição da Copa Coca-Cola em Belém, o maior campeonato de futebol para adolescente do país.
Presente em 29 cidades brasileiras e promovido em mais de 20 países, o torneio objetiva aliar os benefícios do esporte - não apenas físicos - à VIDA ATIVA, que abrange tanto o aspecto profissionalizante, ao exigir que os jovens estejam matriculados nas escolas; quanto social, ao incentivar amigos e familiares a participar da torcida e de atividades paralelas, como brincadeiras e atividades educativas. “Vemos o futebol como catalizador de valores sociais que é importante para o engajamento da comunidade,” explica o diretor de Trade Marketing do Grupo Simões, Paulo André Wenceslau.
O esporte como lazer e bem-estar - Este ano, a copa envolverá 10.500 jovens (15% a mais que ano passado) de 13 a 15 anos, divididos em 588 times. Aristides Valente Machado, coordenador do M.P.A Clube - time campeão em 2011 da etapa local -, ressaltou a importância do evento. “Se não fosse a Copa Coca-Coca a gente não teria nem saído do Pará. Nunca pensei em conhecer o Cristo Redentor e os pontos turísticos do Rio de Janeiro”, disse.
Os jovens do M.P.A Clube, que, segundo o coordenador, treinam numa arena “precária e as vezes nem tem uma bola à disposição”, estão empolgados em disputar mais uma vez o torneio. Questionado sobre as notas escolares, Wellington Silva, de 13 anos – um dos integrantes da equipe -, responde de prontidão: “Não tem uma vermelha”. Alessandro Melo, 16 anos, que jogou no time ano passado, contou um pouco da experiência: “A gente fica mais na escola e tira mais a gente da rua.”
Além disso, o jovem destacou o envolvimento das pessoas fora de campo. “O bom é que todo mundo participa.” Para reafirmar quão importante é essa interação, teve um caso de um time de Manaus no ano passado que não foi campeão na etapa Local, mas foi classificado por causa do engajamento da torcida nos jogos.
Na coletiva de imprensa do evento, o Secretário de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, disse que “a copa representa uma inclusão social”. Além dele, o Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) Francileno Lima Mendes, ressaltou que o evento “é um gol de placa que irá gerar uma sociedade melhor amanhã”. E, para completar, o Presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes, disse que projetos como esse são importantes para mudar positivamente a realidade dos jovens como os meninos do M.P.A.
Os jogos, que terão início dia primeiro de setembro, serão realizados no Centro Esportivo da Juventude (Ceju), ao lado do estádio Mangueirão. Confira o calendário do evento no Pará:
25/08 - Congresso Técnico
01/09 - Eliminatórias
02/09 - Eliminatórias
15/09 - Eliminatórias
16/09 - Eliminatórias
23/09 - Semifinal e Final
O regulamento completo está disponível no www.copa.cocacola.com.br