Os rumos da fé

Acompanhe a agenda de procissões do Círio 2011

21/09/2011 19:21 / Por: Camila Barbalho - Fotos: divulgação e Diego Ventura
Os rumos da fé

Menos de duas semanas separam Belém da efervescência emocional vivida pela cidade no período do Círio: no próximo dia 4, a Casa de Plácido abre oficialmente os festejos da maior manifestação católica de fé no mundo, fazendo com que os olhos – paraenses ou não – se voltem aos rumos percorridos pela berlinda ao longo de outubro. E embora ainda faltem alguns poucos dias para a data, a cidade já respira a atmosfera nazarena e todos os rituais que adornam uma das mais marcantes referências locais para quem nos conhece de fora.

Em meio aos mais de dois séculos de tradição, os 3,6 quilômetros do percurso entre a Catedral de Belém e o Santuário de Nazaré deixaram de ser a única maneira de homenagear a padroeira dos paraenses. Hoje, além do Círio, outras onze romarias completam a festividade, todas cuidadosamente coordenadas e seguidoras de um cronograma estruturado ao longo do ano.

A primeira delas ocorre no dia seguinte à abertura oficial deste ano: os treze carros de promessa que são utilizados durante a procissão saem da Estação de Carros para os galpões da Companhia Docas do Pará. Feito durante a noite, o trajeto – que não conta com o acompanhamento da berlinda – recebe a diretoria da festa, a guarda de Nazaré, promesseiros, motociclistas, representantes de colégios e os devotos que acompanham a caminhada a partir de suas casas.

Entre essa procissão e o ápice no segundo domingo do mês, ainda virão o traslado para Ananindeua, romaria rodoviária, romaria fluvial, moto-romaria e a trasladação. E engana-se quem acredita que o apogeu atingido no Círio encerra as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré: A ciclo-romaria, o Círio da Juventude, o Círio das Crianças e a Procissão da Festa – esta última, a terceira romaria mais antiga, é acompanhada pela diretoria responsável pela organização da quadra nazarena e pelas comunidades que fazem parte da Basílica – também são oportunidades de viver de perto a energia que embala Belém durante toda a festividade. O Recírio, no dia 24 de outubro, marca o fechamento de mais um ciclo da fé na capital.

Para estar em dia com toda essa programação e preparar-se para viver o Círio de Nazaré como uma experiência ainda mais próxima, é possível acompanhar o cronograma completo no portal - Clique aqui
 

Mais matérias Especial

publicidade