A desorganização parece ser um problema comum na vida de muita gente. De quartos desarrumados a seções inteiras de uma empresa, a bagunça às vezes é tamanha que se torna algo impossível de resolver. Mas, você sabia que existe um profissional dedicado a resolver esse problema?
Uma das profissões que mais vem crescendo nos últimos anos, o personal organizer é aquele que fornece serviços voltados à organização dos mais diversos tipos de ambientes, tornando tudo mais funcional e agradável, já que o objetivo não é somente embelezar, mas facilitar o dia a dia.
Para entender ainda mais a dinâmica desta profissão, conversamos com a profissional Aracy Santamaria, da Santamaria Personal Organizer, que é especialista em gestão e organização.
A profissional, que atua há mais de 10 anos e é pioneira no ramo, conta como tudo começou. “O ano era 2007 quando eu descobri que a minha paixão por organizar estava se tornando profissão aqui no Brasil. Fui fazer os cursos e iniciei dando workshop para os clientes da loja a qual eu era gerente. Então eu me tornei a primeira personal organizer do Pará e uma das primeiras do Brasil”, revela.
Para Aracy, o personal organizer é importante em qualquer momento, ele é o profissional que vai direcionar e fazer com que a rotina da casa mude e tenha fluxo. “Sempre indicamos para o processo de mudança, nascimento de um bebê, casa nova, mudança de comportamento ou o simples fato de que a situação atual não está lhe deixando feliz”.
Segundo a profissional, é importante entender como organizar pode ser um processo terapêutico e benéfico. “A bagunça aceitável é aquela que tem data para ser resolvida e não atrapalha sua rotina. Quando a desordem atinge negativamente esses aspectos da vida é hora de resolver. Quando organizamos nossos ambientes, nos organizamos como um todo e acreditamos que cura várias doenças”.
Aracy também dá a dica para quem quer começar e não sabe como. “Inicie do macro para o micro, tudo que te incomoda, aquela sapateira na entrada com os sapatos acumulados de dias, semanas até meses. Aquela cadeira cheia de roupas que já virou um cabideiro. Aquela porta de armário que quando aberta as roupas pulam pedindo ajuda. Enfim, tudo aquilo que te incomoda muito precisa de atenção imediata, a partir daí segue o fluxo.”
Confira também nosso Reels: