Arte e Cultura
Entretenimento
A mostra “Imêmores Voos”, de Alberto Bitar, está chegando ao fim. O artista vem expondo sua mais nova série na galeria Gratuliano Bibas, na Casa das Onze Janelas desde dezembro. A exposição propõe uma reflexão sobre o tempo ao mostrar o interior e exterior de aeronaves que caíram em esquecimento. A mostra vai até o dia 18 deste mês. Entrada gratuita.
As fotografias mostram o estado deteriorado de aviões que fizeram história na aviação amazônica nas décadas de 60 e 80. Bandeirante, Brasilia, Cessna 401 e 402, Sertanejo e Skylane são alguns dos modelos presentes da exposição. Com apoio da Infraero, as imagens foram feitas no interior de Santarém e no aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, no bairro do Marco.
O pai de Alberto Bitar era comandante. Isto e a saudade de sua infância foram as inspirações para ele realizar este trabalho. “Me utilizar dessas memórias na produção dos meus trabalhos autorais em fotografia e vídeo tem sido bastante recorrente e prazeroso. Em Imêmores Voos, além de uma homenagem aos aviadores que cruzaram a Amazônia, também traz pra mim o sentir saudade, pois era frequente, enquanto fotografava, lembrar das viagens que fiz com meu pai nos bimotores que ele pilotava", recorda.
A captura das imagens, em diferentes turnos do dia, contou com o uso da baixa velocidade da câmera. “Inicialmente, as imagens seriam produzidas somente ao anoitecer, à noite e ao amanhecer, mas acabei modificando a abrangência espacial, pois além de fotografar em Belém, comecei a fotografar em Santarém e lá, pela distância de onde estava até a pista, e pelo tempo que dispunha, acabei tendo que fotografar de dia e gostei do resultado”, conta o artista.
O belenense Alberto Bitar iniciou sua carreira como fotógrafo na década de 90 e desde então vem colecionando diversos prêmios regionais, nacionais e internacionais.
Serviço:
Exposição “Inêmores Voos”, de Alberto Bitar.
Local: Galeria Gratuliano Bibas – Casa das 11 Janelas.
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14 horas.
Entrada gratuita.