Arte e Cultura
Entretenimento
No dia 4 de março, o Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, inaugurou a mostra “Jerry Lewis – O Rei da Comédia”. 23 filmes serão exibidos até o dia 30 deste mês. A coletânea escolhida a dedo busca fazer um apanhado de toda a carreira do artista e mostrar o Jerry Lewis ator, diretor, roteirista e produtor.
Filmes consagrados como “O Professor Aloprado”, “Mocinho Encrenqueiro” e “Cinderelo Sem Sapato” serão alguns dos títulos exibidos, porém a mostra também vai dar espaço para trabalhos menos populares do artista como por exemplo, “Artistas e Modelos” de 1955, o longa foi uma das muitas parcerias com o cantor Dean Martin que o ajudou a fazer sua carreira decolar. Este filme conta a história de um cartunista desempregado (Dean Martin) que se sente incomodado com o seu companheiro de quarto (Lewis), que sonha histórias das revistas em quadrinhos que lê. Até que ele percebe que as aventuras sonhadas nunca foram publicadas e podem ser sua fonte criativa.
O período da mostra se encerra no final deste mês e os ingressos custam apenas R$ 4. Há meia entrada. Confira a programação completa: https://bit.ly/1aLP0A0
Sobre o artista
Ator, cantor, diretor, dançarino, produtor e filantropo, Jerry Lewis começou a descobrir sua vocação aos 5 anos de idade ao dublar canções em um fonógrafo. Iniciou sua fama fazendo a parceria com o cantor Dean Martin na década de 40. Eles se apresentavam em casa de shows, tinham seu programa de rádio e protagonizavam filmes da Paramount Pictures. Anos depois a dupla ainda fez parte de um quadrinho chamado “The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis” publicado pela DC Comics, depois do término da parceria Martin-Lewis a HQ passou a se chamar “The Adventures of Jerry Lewis”.
A carreira solo de Lewis começou no final da década de 50 e foi um sucesso imediato que entrou para história cinematográfica com títulos como: “O Otário”, “O Mensageiro Trapalhão”, “Cinderelo Sem Sapato” e muitos outros.
Vários prêmios já foram atribuídos para o artista, o mais recente foi o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, que é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para personalidades com projetos de cunho humanitário. Jerry Lewis tem seu programa beneficente chamado Jerry Lewis MDA Telethon, que ajuda crianças com distrofia muscular.