Uma paixão pelo Beach Tennis

Visitamos a final de um campeonato com atletas fãs da modalidade

22/11/2022, 10:13 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Leonardo Lima
Uma paixão pelo Beach Tennis

“O Beach Tennis é para todos”. Esse é o consenso geral para os amantes de um esporte que só vem ganhando mais adeptos. Chegando ao Brasil em 2008, o Beach Tennis rapidamente se espalhou pelas capitais litorâneas do país, como o Rio de Janeiro e Fortaleza, e também fora desse eixo. Seja nas praias ou nas quadras de areia, o esporte se tornou um dos queridinhos do momento, sendo até mesmo um estilo de vida para os praticantes. 


Quando se fala que o esporte é para todos, é para todos mesmo. Anualmente, a Assembleia Paraense promove o seu campeonato de Beach Tennis, e famílias inteiras invadem as quadras para disputar entre si os troféus. Segundo Bernardo Mendes, Diretor de Esportes de Raquete do local, os praticantes da modalidade tem seu espaço garantido no clube. “Temos uma torcida bastante democrática e eclética”, conta. “Você pode entrar no esporte hoje, e em poucos meses, atinge um nível de maturidade para poder disputar torneios e se sentir incluído no esporte.”


Bernardo Mendes é Diretor de Esportes de Raquete da Assembleia Paraense


E quando se trata de inclusão, a diretora de Beach Tennis, Amanda Carvalho, destaca: as mulheres estão ganhando cada vez mais força na modalidade. “Já houveram etapas em campeonatos onde havia mais mulheres do que homens. Por ser um esporte que já é para todos, elas se sentem incluídas e a vontade para praticar”. 


Benefícios


A competitividade e a diversão não estão entre as únicas vantagens do Beach Tennis. Sem sombra de dúvida, os benefícios da prática são sentidos na saúde dos praticantes. Por ser uma atividade que exige energia e esforço, o sistema cardiorrespiratório entra em ação e melhora o condicionamento físico dos atletas.


A musculatura corporal inteira também é sentida ao jogar. As pernas trabalham o tempo inteiro para absorver o chão de areia, assim como a movimentação dos músculos do abdômen e dos braços para rebater a bola. 


Tanta coisa boa assim só poderia atrair mais praticantes que até mesmo se profissionalizaram. Natália Azevedo, por exemplo, joga desde 2019 no clube da Assembléia Paraense e afirma que no esporte, a paixão foi à primeira vista. A nutricionista conta que já participou até mesmo de torneios profissionais e tenta conciliar o hobby com sua formação. “Sempre que dá, eu viajo e jogo um torneio ou outro fora. Venham que é um esporte apaixonante. A gente acaba conhecendo muitas pessoas e fica viciado”, afirma.


Público vibrava em cada lance

Incentivando essa prática de atividades saudáveis, a construtora Leal Moreira realiza investimentos promovendo parcerias em campeonatos, como o realizado na Assembleia Paraense. O esporte também tem vez em seus próprios empreendimentos. Para Patrick Biá, Diretor Comercial, essa é uma iniciativa fundamental. “A Leal Moreira sempre incentivou o esporte e todos os nossos empreendimentos preveem áreas de lazer que permitem a prática. Recentemente, tivemos o lançamento do Torre Maranello que além da quadra de Beach Tennis, possui uma quadra de tênis coberta e quadra poliesportiva.”


Confira só os cliques da noite em nossa galeria e nosso Reels:


Galeria de Fotos


Mais matérias Esportes

publicidade