Halloween: muito mais que uma data

Como o saudoso 'Dia das Bruxas' inspirou e virou um eixo pop

31/10/2022 09:00 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Divulgação
 Halloween: muito mais que uma data

Que o Halloween e a cultura pop andam de mãos dadas, já não é novidade. O famoso “Dia das Bruxas” movimenta o mercado cinematográfico, da moda e até mesmo musical. Comemorado lá nos Estados Unidos, ele não passa despercebido em nosso país graças a tantas produções icônicas que remetem ao período. 

No cinema, o terror fala sobre si só. O gênero, que se reinventa e ganha cada vez mais novas vertentes, ganha força total no período. De entidades macabras a assassinos impiedosos, há filmes para todos os gostos. Mas interessante mesmo são os filmes ambientados durante o Halloween. 


O clássico 'Abracadabra' (1993), com Sarah Jessica Parker, Bette Midler e Kathy Najimy dando vida às irmãs Sanderson, é ambientado durante uma noite de Halloween. Aliás, este ano ele ganhou uma sequência nostálgica lançada no Disney+. 


'Abracadabra' (ou Hocus Pocus) ganhou sequência quase 30 anos depois (Reprodução: Walt Disney Studios)

Para o público infanto-juvenil, não faltam referências de longas inspirados no terror e perfeitos para assistir na época. De ‘A Noiva Cadáver’ (2005) a ‘Coraline’ (2009), o gênero impressiona e encanta todas as idades. 


O visual de 'Coraline' é um deslumbre para os olhos (Reprodução: Focus Features/Universal)
Por outro lado, os longas mais sombrios fluem com a imaginação de diretores e roteiristas empenhados em apavorar o público. O filme de 1978, com o nome da data, eternizou Jamie Lee Curtis e o assassino mascarado Michael Myers. Uma franquia de sucesso, ‘Halloween’ inspirou diversos filmes e um dos clássicos é o metalinguístico ‘Pânico’ (1996), que brinca com os clichês do gênero ao passo de um assassino que pergunta sobre os filmes de terror favoritos de suas vítimas.

Sem dizer uma única palavra, Michael Myers virou um ícone (Reprodução: Universal)
O Halloween também não deixa de inspirar o mundo fashion. O clássico ‘A Família Addams’ (1991) é inconfundível, tanto por seus personagens caricatos quanto por seus looks. Wandinha se tornou um ícone por sua personalidade e irreverência, e prova disso é que a personagem ganhará uma série própria da Netflix, protagonizada por Jenna Ortega. 

As Wandinhas de Christina Ricci e Jenna Ortega, respectivamente (Reprodução: Paramount/Netflix)

Na música então, sobram referências ao mundo do terror e Dia das Bruxas. Billie Eilish apostou na atmosfera macabra em seu primeiro disco de 2019, ‘When We All Fall Sleep, Where do We Go?’. Com inspiração em conceituais como ‘O Babadook’ (2014), a cantora traz um olhar assustador e até mesmo incômodo, utilizando aranhas, serras e mais ao falar de si mesma. 




E claro, não dá para deixar de falar do clássico absoluto ‘Thriller’, de Michael Jackson. Sem ele, dificilmente o Halloween faria parte da música pop como a conhecemos. Com looks arrebatadores, coreografia atemporal e uma produção quase cinematográfica, o eterno rei faz história até hoje com seus zumbis e lobisomens. 




Confira em nosso Instagram:


Mais matérias Entretenimento

publicidade