Arte e Cultura
Entretenimento
Saudade e fotografia são coisas quase que complementares. Um dos maiores artifícios para matar (ou aumentar) a saudade é olhar para fotos antigas e lembrar do momento em questão. Este é o tema da mostra fotográfica “A Arte da Lembrança - A Saudade na Fotografia Brasileira” que abre a programação de 2015 do Itaú Cultural. Sediada em plena Avenida Paulista, a exposição ocupa dois andares do prédio do Itaú e traz o trabalho de 36 artistas. Brasileiros e estrangeiros. Somando um total de 110 fotografias.
O principal objetivo da mostra é fazer um apanhado na história da fotografia brasileira entre a década de 30 até os dias atuais. Pessoas, lugares demolidos, natureza, as cidades... Tudo está em pauta.
Alguns responsáveis pelo passeio fotográfico por mais de 80 anos são os brasileiros: Alcir Lacerda, Marcio Távora, Ademar Maraniri, German Lorca, Wagner Almeida, Voltaire Fraga, José Yalenti, Gilvan Barreto, Julio Agostinelli e José Oitica Filho. Entre os estrangeiros, o austríaco Kurt Klagsbrunn e o letão Alexandre Berzin apresentam seus trabalhos feitos no Brasil. E ainda entre os artistas: quatro paraenses. Luiz Braga, Elza Lima e Irene Almeida terão parte de seu acervo exposto na mostra e Alberto Bitar realizará videoprojeções em duas telas.
A curadoria fica por conta de Diógenes Moura. Ele foi curador de fotografia na Pinacoteca do Estado de São Paulo e ganhou recentemente o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela exposição "Retumbante Natureza Humanizada", realizada em 2014 em parceria com o paraense Luiz Braga.
A exposição também conta com algumas atividades paralelas, como rodas de conversas. Estas serão realizadas durante todos os domingos dentro do período da mostra. Sempre às 16h, os educadores do instituto abordarão temas como “Fotografia modernista” e “Um olhar sobre a morte na história da arte”. O bate-papo tem duração de 30 minutos, conta apenas com 20 vagas, mas sem obrigatoriedade de inscrições prévias.
E falando em saudade, a Revista Leal Moreira também já abordou o assunto em uma de suas edições, confira a crônica: https://www.lealmoreira.com.br/revista/conteudo/especial/quando_eu_me_chamar_saudade
Serviço:
Exposição “A Arte da Lembrança - A Saudade na Fotografia Brasileira”
Local: Itaú Cultural
Data: 24/01 até 08/03
Hora: terça a sexta, das 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Entrada gratuita