Arte no cardápio

Exposição "Interferências" vai acontecer em um bar de Belém.

22/05/2015 18:18 / Por: Matheus Paes. Fotos: Divulgação.
Arte no cardápio
 
Cerveja e arte. Ótima combinação, certo? O bar Baviera, famoso por possuir uma enorme variedade de bebidas, vai receber a exposição “Interferências”, da artista Cristina Gemaque. A mostra reúne várias fotografias que têm como pauta a urbanidade de locais distintos. Baseado no foto-livro “Andarilha”, as obras estarão expostas de 25/05 a 27/05.

As imagens são de Belém e outras cidades que a artista passou.  A ideia é fazer um comparativo com a arquitetura paraense e mundial. Com isto, Cristina pretende mostrar a riqueza estética da cidade das mangueiras e valorizar a paisagem regional. Para a artista, Belém tem o mesmo potencial simbólico quanto grandes ícones culturais como a Torre Eiffel ou a Estatua da Liberdade. 
 
  

As obras possuem “interferências” digitais em suas composições. A fotógrafa altera o significado de suas fotos por meio de programas de manipulação de imagens, daí o nome da mostra.
 
“Isso [a grande receptividade] se deve em grande parte pelo contexto do trabalho, situado no patrimônio, seja o cultural (que engloba o patrimônio natural, material e imaterial) ou o histórico ( que privilegia o critério histórico). A foto chamada Roca, por exemplo, que é a imagem do Cabo da Roca, evidencia o patrimônio natural de Portugal, assim como a foto Mar, em Malta. Fotos como a Praça do Relógio, Paralelepípedo, Caminhos e outras realçam ao mesmo tempo o patrimônio material e histórico e, ainda há fotos como a Pavulagem, que destaca o caráter imaterial do nosso patrimônio. Acredito que essas fotos, apesar de revelarem a particularidade dos locais, não está presa a eles, e é esse elemento estético universal que faz com que as pessoas gostem das fotos”, explica a artista.
 
O bar Baviera fica localizado na Bernal do Couto esquina com Dom Romualdo Coelho. Informações - como cardápio de cervejas e refeições - nos seguintes endereços: 

 
  
 
 
 

 

 

 

 

Mais matérias Entretenimento

publicidade