Beleza nos pixels

O Salão Xumucuís de Arte Digital revela como a internet pode ser um meio de expressão artística e de manifestações culturais

23/08/2011 15:20 / Por: Luíza Cabral*/ Foto: Divulgação
Beleza nos pixels
 Imagem do vídeo-instalação "Refletir", da artista paulista Miriam Duarte

Arte e tecnologia se encontram no 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, que está aberto para visitação na Sala Valdir Sarubbi, da Casa das Onze Janelas. A exposição, que tem caráter interativo, tem a participação de cinco artistas premiados, entre eles um paraense, dois com menções honrosas e mais 28 obras selecionadas. No espaço, a comprovação de que as barreiras entre o belo e a virtualidade estão se diluindo e podem resultar em boas experiências.

Em sua primeira edição, o Salão Xumucuís de Arte Digital teve mais de 200 inscrições, vindas de todas as regiões do país, um número bastante expressivo para uma estreia. O júri foi formado por artistas paraenses que já atuam na área da arte digital ou que já têm a experiência da curadoria e de participação em outros júris de salões de arte, como Orlando Maneschy, mestre em Semiótica, a artista visual Roberta Carvalho e a fotógrafa Flavya Mutran, artistas que vêm trabalhando e pesquisando arte na web.

As obras selecionadas são dos estilos “gravura digital”, “vídeo arte”, “web arte” e “vídeo instalação”, entre outras expressões. A presença da arte digital não é exatamente uma novidade nos salões, mostras e exposições em Belém, porém esta é a primeira vez que este segmento artístico poderá ser visualizado em um só espaço, o que possibilita uma discussão mais aprofundada sobre a arte feita sobre a plataforma computacional.

Entre os selecionados, alguns nomes de São Paulo, como os artistas Flamínio Jallageas e Miriam Duarte, e o paraense Victor De La Rocque, único conterrâneo premiado. O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital foi criado a partir do blog Xumucuís, com curadoria de Ramiro Quaresma e coordenação geral de Deyse Ane Ribeiro Marinho.

Em entrevista cedida ao blog do evento (xumucuis.wordpress.com), Maneschy considera apropriada a iniciativa de um salão como este partir de uma plataforma da internet. “O espaço que começa na internet segue para um projeto maior de arte. Trazer para dentro da Casa das Onze Janelas, espaço da arte contemporânea em Belém, essa proposta, é muito diferenciado e especial”. O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital fica aberto até 18 de setembro. Mais informações no blog https://xumucuis.wordpress.com.

*Com informações do blog Xumucuís.

Mais matérias Entretenimento

publicidade