O futuro já está aqui. De carregadores por indução à inteligências artificiais, a tecnologia é motivo de fascínio humano e está aí para facilitar o nosso dia a dia. E um dos artifícios que veio para ficar é o famoso carro elétrico. Motivo de receio de muita gente, eles ainda causam dúvida quanto ao seu funcionamento, mas uma coisa é certa: eles vieram para ficar. E a natureza agradece!
Para começar, os carros elétricos não são um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, eles são mais antigos do que se imagina. Um dos primeiros protótipos do que viria a ser um veículo que substitui o uso da gasolina surgiu há mais de 100 anos. Em 1913, Henry Ford tentou desenvolver um modelo em parceria com Thomas Edison, o revolucionário da energia elétrica, que utilizava a tecnologia de bateria níquel ferro. A ideia era criar uma linha de veículos chamada “Edison-Ford”, mas o projeto não foi para a frente por conta da limitada tecnologia da época.
Só em 2008, a Tesla Motors tomou a frente da produção e lançou o Roadster, o primeiro veículo totalmente elétrico com bateria de lítio-íon, além de ser o primeiro a viajar 320 km por carga. Desde então, esse mercado não parou de crescer. Em 2023, o número de vendas de carros elétricos em janeiro foi de 4.503, um aumento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Se engana quem pensa que as baterias podem resultar em problemas, deixando o condutor na mão. Há modelos, inclusive, que otimizam o uso de maneira inteligente, sem desperdícios ou vícios. Para exemplificar os benefícios que um carro elétrico traz, o Portal LiV trouxe dois modelos que aliam charme e conforto, com o melhor da tecnologia no mercado.
The iX xDrive 40
O modelo da BMW foi feito para chegar chegando. Graças à tecnologia elétrica, tudo é interativo e digital de ponta a ponta. Entre as funções, há uma assistente pessoal que atende por comando de voz, tal como Alexa e Siri. Por meio dela, é possível controlar a temperatura, a mídia e o que o condutor desejar.
O conforto prevalece através da tela hipersensível do painel, que entende simples gestos como aumentar o som, ao girar de um dedo.
Interessante citar também que o revestimento interno do iX 40 é feito com fibra de carbono, além de outros componentes recicláveis. Um cuidado que demonstra a sustentabilidade além da 0 emissão de gases.
e-tron Sportback
A elegância do primeiro Sportback totalmente elétrico da Audi se dá por meio de um design arrojado e que projeta movimento em suas curvas. Ao entrar, o conforto já começa pelo assento do motorista, que se ajusta automaticamente com as medidas corporais com um volante macio. Isso se deve à tecnologia de suspensão com bolsas de ar, o que permite uma suave direção. É possível ainda ter até sete usuários no veículo, cada um com seus ajustes próprios.
O destaque também vai para a discreta ignição, que permite uma silenciosa experiência para quem dirige, além do conforto e luxo de um painel produzido a partir de madeira reflorestada. Já a acústica do veículo permite um balanceamento sonoro que vai de motorista até os passageiros de forma equilibrada.
Por fim, ainda há o chamado fechamento servo assistido, que automaticamente fecha as portas caso sejam esquecidas abertas. Um verdadeiro cuidado e atenção para quem precisar.
Confira também em nosso Instagram: