Com tantas ferramentas digitais disponíveis e em tempos de coerção aos programas que possibilitam o download gratuito, canais oficiais de distribuição livre de arquivos são tesouros. Na última semana, duas notícias encheram de alegria e esperança os corações dos colecionadores de obras literárias relacionadas a arte: A Fundação Bienal disponibilizou seu acervo em seu site; e o site do The Digital Comic Museum acrescentou novos números a sua coleção.
Bienal
Fundado em 1954, três anos depois da primeira edição da Bienal Internacional de São Paulo, o acervo físico, chamado Arquivo Histórico Wanda Svevo (AHWS), foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo e abriga hoje catálogos de arte, livros, revistas, cartazes, documentos históricos, dossiês de artistas, livros, vídeos e fotografias. Totalizando cerca de 780 metros lineares de documentos.
A digitalização dos arquivos ainda está na primeira fase – que compreende prioritariamente a parte da memória da fundação que compreende cartazes, guias e catálogos. A ideia é disponibilizar todo o conteúdo do arquivo.
Link: https://www.bienal.org.br/FBSP/pt/AHWS/Paginas/default.aspx
Quadrinhos
O The Digital Comic Museum é considerado um dos maiores sites especializados em publicação de quadrinhos de Domínio Público que podem ser baixados de forma gratuita. Todos os arquivos publicados passam por um criterioso processo e só são liberados aqueles que são livres de Copyright. Para começar a fazer o download, apenas só é necessário criar uma conta, livre de taxas.
O acervo do site compreende histórias em quadrinhos de diversos estilos e voltados para todas as faixas etárias.
Link: https://www.digitalcomicmuseum.com
(fonte: sites linkados)