De volta para o futuro

Sabe aquele personagem que ficou guardado na memória até hoje? Pois é, ele vai voltar para as salas de cinema.

18/04/2013 10:18 / Por: Bruna Valle
De volta para o futuro

Capa farfalhante vermelha, collant azul e um brasão com a letra S. Essa descrição lhe parece familiar? Se você pensou no Superman, acertou - o famigerado “homem de aço” está voltando às telonas este ano. A refilmagem da clássica história criada pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel para os quadrinhos da DC Comics - que teve sua primeira versão para o cinema lançada em 1978 - está prestes a estrear.

Além dele, também estão em negociação - ou em produção - outros remakes de filmes bem famosos. Títulos como Gremlins (1984), Carrie – A Estranha (1976), O Corvo (1989) e Sexta-Feira 13 - Parte 2 (2009) estão na lista de longas que serão filmados novamente. Sobre os remakes desses blockbusters tão populares, falamos com Vince de Souza, artista visual (e cinéfilo por natureza) e com a estudante de cinema Flor de Liz. Eles dividiram com o site da Revista Leal Moreira o que eles pensam a respeito.

Segundo Vince, que nunca deixou de ir ao cinema mesmo com a pirataria, a maioria dos títulos prometidos para uma nova versão ficaram marcados na memória. “Todos estes filmes me marcaram e muito - menos "Carrie - A Estranha", que ainda não gostei de nenhuma versão, só do livro. Vamos ver este ultimo agora”. De simples cinéfilo que pesquisava as informações básicas dos filmes, Vince adentrou no mundo do cinema com algumas experiências audiovisuais, que modificaram sua compreensão sobre filmes e refilmagens. “Não sou fã de remakes... Acho que 80% decepcionam, e muito. Poucos se salvam, como 'King Kong (2005)' e o 'Halloween' de Rob Zombie. Gostei de 'Superman – O Retorno', mas, quando a questão é dinheiro, já vira fracasso para os grandes estúdios se [o filme] não cobrir os custos. Estou sempre com um pé atrás”, avaliou.

Já a estudante de cinema e audiovisual Flor de Liz não se opõe às regravações - principalmente pelo resgate do vínculo afetivo que os filmes originais alcançaram com as gerações da época em que foram lançados. Ela inclusive admite que, quando criança, era fã das criaturinhas chamadas Mogwais, que - depois de entrarem em contato com água - transformavam-se em Gremlins. A história foi um dos grandes sucessos de 1984, e quem assinou a produção foi Steven Spielberg. Além desse, Flor gostava bastante de Robocop, que era um personagem querido até na hora da diversão. “Eu imitava o Robocop nas minhas brincadeiras. Decorei todo o filme quando criança, assistia direto. Robocop parecia algo tão plausível que eu queria ser policial que nem ele”, divertiu-se com a lembrança.

Atualmente, com um olhar mais apurado para o universo da sétima arte, a estudante ainda acha que estes filmes são boas pedidas para o entretenimento. “É engraçado, porque quando a gente cresce e começa a entender melhor de filmes (e no meu caso a estudá-los), algumas coisas parecem absurdas de ruins. Mas esses filmes, que eu gostava quando criança, tem todo um lance, tem um glamour no ‘nonsense’ deles. Não consigo imaginar se uma criança de hoje vendo esses filmes iria gostar, mas eu me envolvo e acho incríveis até hoje”, opinou.

Diferente de Vince, Flor tem uma visão mais otimista quando o assunto é remake. Segundo ela, “medo da decepção a gente sempre tem, mas tenho também muita esperança de que seja algo bem feito. Claro, nunca vai ser o original, a gente nunca espera que um remake nos agrade tanto quanto o original porque já existe uma relação afetiva com aquele que fez parte da nossa infância”.

 O remake do Superman, que teve um orçamento de US$175 milhões, tem estreia prevista para julho de 2013 e foi dirigido por Zak Snyder. Com roteiro de Christopher Nolan (já querido do mundo dos quadrinhos pelo que fez com o Batman), David S. Goyer e dos autores da história Jerry Siegel e Joe Shuster, o filme promete trazer de volta a famosa história de Clark Kent/Kal-El (Henry Cavill) e sua jornada para tornar-se um dos super-heróis mais famosos de todos os tempos. O filme dos “fofinhos” Gremlins ainda está sem previsão de lançamento. Já o Robocop, que chegaria aos cinemas em agosto desse ano, teve a estreia adiada para 7 de fevereiro de 2014.

 


 


Veja o trailer de Superman aqui.

Foto Superman: Frank Miller

Foto Gremlins: Divulgação/internet
 

Mais matérias Entretenimento

publicidade