Conhecer Carlos Ferreirinha é se impressionar com sua personalidade e trajetória de vida. Referência no segmento de luxo, o empresário é um verdadeiro formador de opinião e expert quando se trata de mercado premium, e é um dos maiores especialistas no assunto.
Formado em Administração de Empresas desde 1987, Carlos atua em Gerenciamento de Operações, Desenvolvimento de Negócio, Marketing, Vendas e Comunicação. Falar de suas experiências renderia uma extensa lista, e Ferreirinha sem dúvidas tem muito a falar sobre suas experiências como executivo sênior da EDS Eletronic Data Systems e Louis Vuitton – Grupo LVMH – Onde foi CEO do Brasil e Diretor Sênior da América Latina.
Em breve bate papo com a LiV, o profissional detalha conceitos do mercado premium, vida e trajetória, cases de sucesso e muito mais. Confira a entrevista.
Para começar, o que é luxo?
Eu lido com o luxo pela perspectiva de negócios. Ele é o patamar máximo que produtos e serviços alcançam, e eu costumo dizer que o luxo é o estado da arte da excelência, o patamar máximo do extraordinário. Essa é uma frase inclusive, que me acompanha há muitos anos.
Como foi sua trajetória até chegar como referência no mercado de luxo?
Já são 29 anos dedicados à gestão do luxo. Trabalhei em uma hotelaria como recepcionista no Rio de Janeiro, no hotel que foi o primeiro residence service do Rio de Janeiro. Foi um momento em que eu tive a chance de trabalhar com muitos hóspedes internacionais, que demandam serviços diferentes e tinham expectativas diferentes na época. Depois, entrei em uma empresa de tecnologia americana chamada EDS (Eletronic Data Systems), uma empresa muito diferenciada e líder do seu segmento no mundo inteiro, e tive uma trajetória com eles de 8 anos, desenvolvendo negócios e atendendo clientes, marketing e comunicação.
Também fui embaixador mundial de marketing morando nos EUA, no Texas e responsável por clientes como a Shell Brasil. Era uma empresa que, apesar de ser de tecnologia, me formou muito como profissional. E depois no grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), onde fui responsável pela marca Louis Vuitton na região da América Latina.
Qual case de sucesso você tem orgulho de ter trabalhado?
São muitos! O fato de ter sido o primeiro embaixador global de marketing da América Latina da EDS é uma conquista profissional da qual eu me orgulho muito, e também de ter sido até hoje um profissional na posição de presidência no grupo LVMH, o maior grupo de luxo do mundo, algo muito significativo.
Estive também entre os 250 líderes mais eficientes da corporação, o único na região das Américas. A chegada de algumas empresas no brasil, da expansão da Louis Vuitton, Gucci, Stella Mccartney, Swarovski, Pandora… São projetos que nós, estrategicamente, cuidamos da chegada e expansão no Brasil. A premiunização da Boticário, os códigos de experiência da Natura, são projetos que são muito importantes na gestão de luxo.
Você fala muito sobre "pessoas impactam pessoas", de que forma você espera impactar a vida das pessoas?
A minha vida é pautada nisso. Sou um líder, empresário e gestor pautado em pessoas, talvez essa seja a minha marca e legado principal. Sou um indivíduo que empodera pessoas, que dá a elas a chance de crescimento e exposição. Talvez seja na minha própria formação, vim de uma família simples, com limitações financeiras e sociais, uma família de imigrantes portugueses com baixíssima educação formal.
Fui office boy, recepcionista e sei exatamente a necessidade do outro te apoiando e acreditando em você. Sempre digo para meus colaboradores e para aqueles que trabalham comigo, que tenho uma série de características que talvez não sejam tão positivas, mas a característica de gerar espaço, desenvolver, prestar atenção e empoderar, “eu estou verdadeiramente disponível”, me orgulho muito disso.