Leal Moreira na Casa Cor Pará 2013

Construtora participa da mostra, pelo terceiro ano, com dois espaços surpreendentes e inspiradores.

15/10/2013 18:15 / Por: Lucas Ohana/ Foto: Dudu Maroja
Leal Moreira na Casa Cor Pará 2013

Que a música é uma linguagem universal, disso ninguém tem dúvidas. Quando fala-se no Jazz e Blues, somos convidados a viver um pouco da história dos negros norte-americanos e de descendência creole que, por meio de canções falavam da vida, amores e de suas tristezas. Basta perceber a serenidade de Charlie Parker ao tocar sax, a emoção de Chet Baker com seu trompete, o entusiasmo de Thelonious Monk ao piano, a intensidade de Billie Holiday ou a leveza de B.B.King e sua Lucille. A cadência ritmada e as notas aparentemente improvisadas desses gêneros deram origem a ritmos intensos, igualmente agradáveis e envolventes. A Leal Moreira buscou inspiração nesse clima musical e transformou seu espaço na Casa Cor Pará 2013 em um ambiente único, de homenagem aos grandes nomes do Jazz e do Blues e seu legado para a música mundial.

Intitulado “Leal Moreira em Tons de Blues e Jazz”, o ambiente foi elaborado pelos arquitetos José Jr. e Ana Perlla, renovando uma parceria que iniciou em 2011, quando os mesmos assinaram o espaço da construtora. O lounge, que tem 212m², tem com um palco para apresentações de artistas e um bar temático. “Criamos ‘movimentos’ no forro para favorecer a acústica e criamos algumas ilustrações de artistas mundiais”, conta José Jr.

Ana Perlla e José Jr. também foram vencedores, em 2011 e 2012 respectivamente, do prêmio de “projeto mais ousado da mostra” e estão ansiosos com a possibilidade de encantar o público, pelo terceiro ano consecutivo. “É um presente e um enorme prazer exercitar a nossa criatividade para uma construtora de tanto destaque no mercado”, disse José Jr.

Diferente da edição passada, em que o ambiente era mais fechado, esse ano um dos diferenciais são as características de terraço com uma praça aberta, repleta de árvores e plantas de pequeno e grande porte. A paisagista Márcia Lima explica como elaborou essa área: “A proposta é integrar bastante verde para que as pessoas se sintam à vontade e para proporcionar o clima de acolhimento, que as vegetações proporcionam. Isso é uma tendência mundial. É uma tendência muito atual, por exemplo, que as coberturas sejam ecológicas e os prédios tenham áreas de vegetações. O verde pode ser colocado em qualquer espaço, desde que seja trabalhado e projetado para isso”.

O ambiente é composto de vários detalhes que trazem significados importantes para o resultado final da decoração: mesas feitas de troncos de árvores, além de móveis assinados por grandes designers, como Eero Saarinen e Jader Almeida, garantem um charme a mais. Outro ponto interessante são as telas do artista paraense Paulo Azevedo, conhecido por suas obras abstratas.

Para apreciar todas essas referências estéticas, pode-se sentar em uma das confortáveis poltronas e conferir tudo com calma. O lounge é perfeito para reunir amigos e degustar vinhos da Grand Cru, que renova a parceria com a Leal Moreira. E o melhor:  ao som de uma selecionada trilha sonora de grandes clássicos do jazz e do blues.

A Leal Moreira elaborou também outro espaço exclusivo, com a mesma proposta de encantar as pessoas, para surpreender os visitantes com tecnologia e criatividade. Com uma área de 103m², ele leva as assinaturas dos arquitetos Maurício Toscano e Heluza Sato. O público é conduzido do começo ao fim por um trajeto repleto de elementos modernos e inspiradores. Um dos destaques é a pirâmide holográfica, onde pode-se visualizar de diversos ângulos a fachada do empreendimento Torre Unitá. Outra atração é um local adaptado para projeções em 3D, que possibilita uma imersão virtual por apartamentos decorados da construtora.

Heluza Sato explica a proposta do ambiente. “A gente pensou em um projeto para reproduzir sensações de bem estar aos visitantes e a ferramenta para essa interatividade é a tecnologia. Nós trabalhamos o layout para permitir o fluxo desses momentos e utilizamos o projeto arquitetônico para complementar a estrutura”. A sala que simula um mergulho em uma piscina por meio de vídeos atraentes é um bom exemplo de como os arquitetos conseguem despertar a satisfação do público.

Ainda no espaço, o visitante encontra o ambiente perfeito para pesquisar todos os empreendimentos da construtora, cujas unidades variam entre 57 m² e 335 m², com opções para famílias ou pessoas que queiram morar sozinhas.

Maurício e Heluza são parceiros há quase dez anos da Leal Moreira e estão muito felizes em participar de mais um projeto com a construtora. “Trabalhar com a Leal Moreira é sempre uma satisfação. Ter nosso nome junto ao da construtora, a maior do estado, é motivo de orgulho”, disse Maurício.

A Leal Moreira é patrocinadora da Casa Cor Pará desde 2011 e, desde então, amplia sua participação no evento. O diretor financeiro da construtora, João Carlos Moreira, ressalta a relevância dessa parceria. “A Leal Moreira, em essência, se identifica com questões como funcionalidade, segurança, beleza e, principalmente conforto. Era natural para nós que estivéssemos juntos com a Casa Cor Pará. Para nós é motivo de orgulho e satisfação estar na Casa Cor Pará.”

E para complementar, Maurício Moreira, diretor de novos negócios da construtora, disse que “a Leal Moreira tem muito orgulho em ser patrocinadora da Casa Cor Pará. Pelo terceiro ano consecutivo renovamos um compromisso muito saudável de garantir um espaço bonito e democrático para os novos talentos da arquitetura e para os nomes já consolidados. Os propósitos da Leal Moreira e da Casa Cor têm muitas afinidades”.

Ana Paula Guedes, uma das franqueadas e diretora executiva da Casa Cor Pará, explica a importância em ter empresas como a Leal Moreira patrocinando o evento. “A Leal Moreira é uma das construtoras mais sólidas no mercado e a união de duas marcas consolidadas e respeitadas engradece o evento, melhora a visibilidade e dá mais credibilidade para as pessoas visitarem. Quando você une marcas fortes, não tem como o evento não ser um sucesso.”

André Moreira, o outro franqueado da Casa Cor Pará e diretor de marketing da Leal Moreira, fez questão de lembrar que a construtora sempre investiu em projetos com a proposta da Casa Cor. “Não é novidade que nós sempre apostamos em eventos que aliassem arquitetura, arte, design, música, cultura, com formatos que visavam prestigiar todos esses segmentos. Como em 2013 foi oferecida a oportunidade de gerir a Casa Cor Pará, aceitei porque acredito que isso tem a ver com o que nós, da Leal Moreira, sempre fizemos. A Casa Cor é um pólo de ideias.”

As empresas parceiras da Leal Moreira nessa edição são as renomadas Wood Design, Spaço Casa, Metallo, Design da Luz, Salt Engenharia e Automação, Sol Informática, Ebbel, Marmobraz Home Center, Deca, Leinertex, Ateliê de Cortinas Odete Farias, Horizonte Mobile, Angela Belei Decorações, DR Modulados, Galeria Marmobraz, Saccaro, Habitat, Fátima Petrola Arquitetura de Eventos, Intercouro, Jardim Secreto, Márcia Lima Paisagismo, além da participação de Paulo Azevedo e Fernando Almeida.

Casa Cor 2013

“Um olhar muda tudo”, esse é o tema da Casa Cor 2013, a maior e mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Após ser realizada em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ela chega ao Pará pelo terceiro ano e acontecerá até o dia 1º de dezembro no mesmo local de onde foi realizada, em 2012, ao lado do Espaço São José Liberto. Uma das novidades é o projeto arquitetônico da mostra, desenvolvido pelo arquiteto Aurélio Meira, pensado para que o público visite todos os 40 espaços – como o Loft High Tech, o Home Office do Arquiteto e o Studio do Empresário –, proporcionando, assim, que todos os profissionais participantes tenham a mesma visibilidade.

“O público pode esperar uma Casa Cor com ambientes bem maiores dos que tivemos nos outros dois anos. O evento mudou no Brasil e passou a ser dirigido pelo Grupo Abril, valorizando cada vez mais os profissionais envolvidos (...). A Casa Cor Pará é um evento com as melhores tendências da arquitetura, paisagismo e decoração”, explica Ana Paula Guedes.  Além de apresentar dicas e tendências, o evento conta com uma ótima programação de divertimento e lazer com shows, desfiles, exposições e muito mais para todas as idades; sem contar as lojas e restaurantes conceituados.

Para facilitar a circulação dos visitantes e valorizar alguns dos principais pontos turísticos de Belém, a mostra está dividida em setores como “Estação das Docas”, “Feliz Lusitânia”, “Mangal das Garças”, “Parque da Residência” e “Espaço São José Liberto” – em uma espécie de circuito. A escolha dos nomes dos pavilhões é em homenagem ao arquiteto e Secretário de Cultura do Estado, Paulo Chaves. Ele e personalidades como o chef Thiago Castanho, a cantora Gaby Amarantos e o artista Antar Rohit (homenagem póstuma) são os nomes celebrados dessa edição e ganharam espaços personalizados no evento.

 

Agradecimentos

• Modelos: Ana Carolina Valente e Yago

• Produção by Cassius Martins

• Make up by Otávio

• Costumes by Euforia

• Climatização SOL Informática

• Lojas Keuffer: Trompete

Mais matérias Nacional

publicidade