Arquiteto, urbanista e engenheiro civil com experiência de 25 anos, Carlos Alves, transita com tranquilidade nos mais diversos segmentos da área. Na Casa Cor Pará 2012, ele participou de três projetos, dentre os quais está o Espaço Corporativo Multiuso Marelli, que foi feito em parceria com o arquiteto Alexandre Almeida. Para compor o ambiente, o arquiteto se preocupou com a funcionalidade, estética e o conforto, características que ele imprime à maioria de seus projetos. Entre os compromissos de um dia tipicamente concorrido, Carlos Alves conseguiu um espaço, uma "janela", e respondeu nossas perguntas sobre mais esse desafio. Acompanhe.
Site da Revista Leal Moreira - De onde veio tanta criatividade na hora de elaborar o espaço?
Carlos Alves - Trouxe a experiência do escritório para a Casa Cor. Meu dia-a-dia é criar espaços para usos, clientes, condições diferentes - tudo ao mesmo tempo. Esta é a rotina do escritório. A tarefa não é fácil, principalmente em uma mostra deste porte, que requer muita dedicação. Confesso que não foi fácil. Foi bem desgastante, mas o resultado compensa.
S. R.L.M. - Foi difícil administrar o que cada cliente gostaria de expor?
C.A - Foi! Dizer que montar um espaço neste evento é uma tarefa fácil é, no mínimo, leviano, mas tive muito apoio dos clientes que acreditaram nas propostas apresentadas. Olhei cada espaço como único, como sempre faço no escritório com meus clientes.
S. R.L.M. – O que representa o Espaço Corporativo Multiuso Marelli?
C.A - Representa uma empresa / escritório contemporâneo. É um ambiente descontraído, lúdico, de cores contrastantes, valorizadas pela iluminação diferenciada. O espaço é inspirado nas empresas do Vale do Silício, onde a preocupação principal é com resultados e não com a formalidade. Este ambiente é assinado por mim, em parceria com o arquiteto Alexandre Almeida.
S. R.L.M. – Como você costuma usar as cores em seus projetos?
C.A - Eu sempre fujo à regra neste sentido! Procuro dar sempre um novo olhar para cada projeto. Claro que tem o que mais gosto e o que menos gosto. Acho que o momento da criação está ligado com o momento em que me encontro na ocasião da criação, mas o cliente me dá a inspiração que preciso.
S. R.L.M. - Todo arquiteto tem uma característica específica que gosta de deixar em seu trabalho. Com você não deve ser diferente, explique pra gente.
C.A - Devo ter esta característica que provavelmente é mais reconhecida por quem observa, do que por mim mesmo. Entretanto, a caraterística, a marca que procuro dar aos meus projetos é que eles sejam funcionais, confortáveis, aconchegantes tanto aos olhos, quanto ao uso. Além de uma pitada de ousadia.
S. R.L.M. - Seus trabalhos esse ano, fogem da essência dos projetos apresentados no ano passado. De certa forma isso é uma vantagem, não?
C.A - Sim! Gosto de poder de vez em quando "fazer diferente"! E a Casa Cor é uma boa oportunidade de mostrar esta versatilidade. Este ano ainda foi melhor porque fazendo 3 ambientes, pude dar uma ideia ao visitante de algumas destas variações.
S. R.L.M. - Existe alguma diferença na composição de espaço corporativo em relação a um comum?
C.A - A principal diferença é o uso. As atividades que são realizadas nos espaços são de características diferentes e, portanto tem soluções diferentes. De qualquer forma, nos meus projetos corporativos procuro trazer sempre elementos residenciais para tornar o ambiente mais aconchegante e até confiável.
Espaço Corporativo Multiuso Marelli - Casa Cor Pará 2012 |
________________________________
ARQUITETOS
Carlos Alves
carlosalves@orm.com.br
Contatos: (91) 3224-9449 /8199-2001
Alexandre Almeida
alexandrealemida.arq.@gmail.com
Contatos: (91) 8146-8020 / 4006-5000