Arte e Cultura
Entretenimento
As obras de Joan Miró (1893-1983), um dos maiores artistas espanhóis surrealistas da contemporaneidade, estão em exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra “A Força da Matéria” traz 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras, três objetos e diversas fotografias sobre a trajetória do pintor.
A exposição será divida em três blocos cronológicos da vida e trabalho de Miró. O primeiro trata dos anos 30 e 40, onde a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Civil Espanhola serviram de inspiração para o “assassinato da pintura”, termo que o artista usava para definir sua técnica transgressora que empurrava a pintura clássica dos cavaletes.
A segunda parte abrange os anos de 50 e 60, época em que o artista começou a se dedicar em suas esculturas. Em seguida, nos anos 70, as gravuras de Miró são protagonistas, sempre desafiando os padrões clássicos. Esta é a maior exposição sobre Joan Miró que já passou pelo Brasil.
Amizades com grandes artistas como Pablo Picasso e André Breton fizeram com que Miró começasse a se aprofundar na arte surrealista. Nascido em
Barcelona, o pintor ganhou fama por sua liberdade nos traços e assim, suas obras percorreram o mundo inteiro.
O Instituto Tomie Ohtake
Com sede em São Paulo, a instituição dá espaço para a arte contemporânea e tem como objetivo difundir e refletir, através de exposições, oficinas, cursos, debates e publicações, as grandes transformações ocorridas desde os anos 50 até aquelas que estão em curso hoje.
Para quem não sabe, Tomie Ohtake, artista que dá nome ao espaço, é considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”. Tomie já foi capa da Revista Leal Moreira em 2005. Leia a matéria “Pinturas Silenciosas” e saiba mais sobre a vida e a obra da artista: https://bit.ly/1SiGjgV
Serviço:
Data: até 16 de agosto
Hora: 11h às 15h30 / 16h às 19h
Local: Instituto Tomie Ohtake (SP)
Entrada: R$ 10,00 (inteira)