Arte e Cultura
Entretenimento
Foto: Luiz Braga
O Prêmio Pipa 2015, em sua quinta edição, tem 50 artistas participantes. Entre eles, cinco paraenses: Armando Queiroz, Éder Oliveira, Luciana Magno, Luiz Braga e qUALQUER qUOLETIVO. A primeira etapa do prêmio encerra no dia 26/07 e consiste em uma votação online. Qualquer pessoa pode participar, basta acessar o site oficial do evento (www.pipa.com.br) e selecionar a categoria “Pipa Online”.
O requisito para que os artistas avancem de etapa é atingir a meta de 500 votos. Na segunda parte da disputa, o participante mais votado ganhará R$ 6 mil. Os cinco mais aceitos serão submetidos a um júri especializado que elegerá o grande vencedor. Este receberá R$ 12 mil e o direito de participar de residência artística no Instituto Sacatar 2016.
Pinturas de Éder Oliveira
O Instituto Sacatar é uma fundação voltada para os meios artísticos e não possui fins lucrativos. Localizado em Itaparica – Bahia, patrocina bolsas e promove residências para artistas em diferentes áreas e linguagens.
O Prêmio Pipa
Criado em 2010, o prêmio vem cumprindo a missão de divulgar, potencializar e incentivar a arte no Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) e da empresa de gestão de recursos, IP Capital Partners.
O Pipa consagra artistas que já estão envolvidos no cenário cultural há algum tempo. Não se trata de um garimpo para novos talentos, mas sim de uma premiação para artistas conhecidos no cenário de arte brasileiro, que possuem uma trajetória que pode ser recente, porém consistente.
Veja as páginas específicas de cada artista paraense que está concorrendo a essa edição: