Arte e Cultura
Entretenimento
A mostra itinerante “Múltiplo Leminski” chegou a São Paulo. Esta é a maior exposição já realizada sobre o artista Paulo Leminski (1944 – 1989). Ela foi criada em Curitiba e já passou pelas cidades de Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife e Salvador. Com mais de 330 mil visitantes, o sucesso da exposição é atribuido ao carinho dos fãs e pelo vasto acervo exposto na Caixa Cultural São Paulo até o dia 03 de maio.
Mil objetos originais fazem parte da mostra como: fotos, livros, poesias, filmes, vídeos e pinturas. A extensa quantidade de material exposto é reflexo de anos de pesquisa e catalogação de toda a produção de Leminkski. Como o nome da exposição já diz, o propósito é mostrar a versatilidade do artista, que fora a poesia, se aventurava em ser músico e compositor, tradutor, judoca, publicitário e romancista. O acervo está distribuído em espaços cênicos e complementado por painéis e vitrines: Linha da Vida e Obra’, ‘Poesia’, Música’, ‘Prosa’, ‘Catatau’, ‘Tradução’, ‘Biografia’, ‘HQs’, ‘Haikaista e Judoca’, ‘Publicidade’, ‘Jornalista’, ‘Professor’, ‘Escritório’ e ‘Biblioteca’, e 'Leminski on the Road’ - um registro das exposições anteriores sobre o artista.
A mostra está em São Paulo não por acaso, é bem verdade que a capital paulista é uma das maiores metrópoles culturais do país e grandes exposições se tornam corriqueiras em seu cotidiano, contudo, São Paulo foi um grande marco na vida e obra de Leminski. Ele nasceu em Curitiba, mas foi na capital paulista que estudou e começou a ser amigo dos poetas concretos como Augusto de Campos e Décio Pignatari. Como compositor, Leminski e Itamar Assumpção trabalhavam juntos em melodias.
Assim como em todas as cidades que a exposição passou, a mostra em São Paulo vai desenvolver atividades paralelas. O artista Paulo Ito produziu grafites exclusivamente para o evento. Além disto, a Mostra Audiovisual Paulo Leminski vai ser exibida no Caixa Belas Artes até o dia 08/04. No dia 21 de abril, será realizado o Pocket Show Leminskanções na Caixa Cultural São Paulo.Em 25 de abril, ocorrerá uma palestra do poeta e tradutor curitibano Ivan Justen Santana sobre Leminski.
A curadoria fica por conta de Alice Ruiz e suas filhas, Aurea e Estrela Ruiz Leminski. Após São Paulo, a mostra segue para Fortaleza e Rio de Janeiro.