Arte e Cultura
Entretenimento
O mais importante é a vontade. Independente dos recursos financeiros, o querer de realizar algo se sobressai no resultado de experiências culturais. Nesta semana, o cineasta e compositor Lucas Estrela vai realizar uma exposição com produção cinematográfica e acompanhamento musical ao vivo. Ele apresenta sua mostra “Concerto Arboreal” na galeria e escola de arte Gotazkaen, no dia 15/07.
Por iniciativa própria, Lucas e seus comparsas fundaram um grupo de improviso e experimentação musical. Instrumentos e ritmos mirabolantes já tomaram conta de alguns palcos na capital paraense. As linguagens se misturam e a sonoridade se une com as paisagens filmadas ao longo do território nacional: o olhar do diretor percorreu as regiões Norte e Sudeste do país. Belém, Salinas e São Félix do Xingu (Pará), São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais/MG serviram de matéria prima para a exposição.
A Galeria Gotazkaen fica localizada na Trav. Rui Barbosa, 543, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo. A entrada é franca.
Videoclipe independente fala sobre o Pará
Outro exemplo recente de iniciativa autônoma ocorreu nesta semana. O músico paulista Meno Del Picchia lançou seu primeiro clipe, o “Vou Para o Pará”. O resultado visual (e sonoro) é excelente. O divertido vídeo conta com a participação de apenas dois atores: o próprio músico e sua esposa. Além disto, tudo foi gravado no lar do casal.
A equipe foi composta por Amanda Amaral, que fez a direção e a fotografia, Beatriz Mentone, que cuidou da preparação corporal e coreografia, e Olívia Pedroso (assistente de direção). As responsáveis pelo clipe, todas amigas do cantor, criaram o vídeo pensando em fazer uma espécie de imersão na vida cotidiana do casal.
Na canção, versos entoam: “Vou pro Pará, vou dançar carimbó [...] Vou pro Pará, pra parar de pensar em você...”. Confira: