Arte e Cultura
Entretenimento
A Fundação Cultural do Pará (antigo Instituto de Artes do Pará – IAP) está oferecendo 70 vagas para o curso “Histórias em Quadrinhos e Cinema”. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 24 de fevereiro. O responsável pelas aulas será Arnaldo Prado Júnior, sócio-fundador do Cine Clube Juventude, crítico de filmes em diversos jornais belenenses, aficionado em quadrinhos, vice-presidente da Associação de Críticos do Pará (ACCPA) e professor da faculdade de computação da UFPA (aposentado).
Ultimamente os quadrinhos estão sendo levados constantemente para as telas dos cinemas, isto é uma fórmula mais antiga do que parece, porém, com os avanços tecnológicos da última década, a atualidade está recheada de mega produções cinematográficas baseada na história de super heróis. Os filmes e os HQ’s dialogam não só nestas uniões, mas também em práticas de roteiro, texto e imagem. Em reflexo disto o curso ministrado por Arnaldo Prado Júnior irá fornecer esclarecimentos sobre as duas práticas aos alunos.
O workshop vai abordar o surgimento das histórias em quadrinhos e a invenção do cinema e as diferentes formas de linguagem. Primeiro, a linguagem dos HQs, com “Sedução dos Inocentes”, os heróis e super-heróis na Segunda Guerra Mundial e os diversos estilos, tendências e gêneros do segmento. Depois, será abordado o cinema, com ênfase nas semelhanças e diferenças entre as duas linguagens.
A outra parte do curso será destinada para a temática dos personagens, desde os heróis do espaço até os seriados e os longas-metragens. Os últimos módulos exploram as novas tecnologias dos quadrinhos e do cinema, além da influência das convergências tecnológicas e de mídias. O calendário de atividades terá carga horária de 12 horas, com certificado expedido pela Fundação Cultural do Pará para quem cumprir a frequência mínima exigida e comprovada de 85% do curso.
Serviço: Curso “Histórias em Quadrinhos e Cinema”, no Atelier Nazaré (antigo IAP). As fichas de inscrição estão disponíveis no local até 24 de fevereiro. Informações pelos fones (91) 4006-2911 e 4006-2904. As aulas serão ministradas de 24 de fevereiro a 12 de março, somente nas terças e quintas, das 19 às 21h.