Arte e Cultura
Entretenimento
Uma das óperas mais apresentadas no mundo, “Otello”, encerrará a 13ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz. A obra foi originalmente escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare e, séculos depois, adaptada para a Ópera por Giuseppe Verdi. O espetáculo completa a trilogia de óperas programadas para esta edição como uma das estreias mais aguardadas, depois do sucesso de público de “Mefistofele” e “Blue Monday”. A montagem também comemora na capital paraense os 450 anos de Shakespeare (1564-1616).
Para a montagem em Belém a direção geral será de Mauro Wrona, profundo conhecedor do assunto. Ao seu lado, a direção musical e regência estão com o maestro mineiro Silvio Viegas, que vai conduzir a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
O enredo da ópera se passa no final do século XV, em Veneza. Otello é um aclamado general que se vê cheio de angústias e ciúme doentio por sua amada Desdêmona, devido às ações de Iago, antagonista da trama. O diretor da ópera destaca que esta é uma obra que enfatiza os sentimentos dos personagens, e vai ao encontro do que o próprio Shakespeare pensava para os perfis que criava, com intensos dramas e atenuados aspectos psicológicos.
“A minha preocupação é que o público entenda perfeitamente essa trama. À medida em que ela avança, a angústia vai aumentando. Minha concepção é refletir esta armadilha que o Iago criou para o Otello e também para todo mundo. Para isso, um prisma será colocado fundo do palco e ele vai se fechando a cada ato, assim como o cerco vai se fechando em torno de Otello. Como se trata de uma obra de manipulação, o figurino em dobraduras também mostra esse aspecto”, explica Mauro Wrona.
Para fazer Otello, o elenco se preparou durante meses. O barítono Rodrigo Esteves, por exemplo, conta que foi necessário pelo menos um ano de preparo, entre leituras do texto original de William Shakespeare para conhecer o perfil psicológico do personagem e fazer um mergulho na própria memória emotiva.
Serviço
A estreia da ópera “Otello”, de Giuseppe Verdi, será no próximo sábado (20), com reapresentações nos dias 22 e 24, sempre às 20h. Os ingressos já estão esgotados. Informações: 4009-8758. www.festivaldeopera.pa.gov.br