Cantor e compositor paraense estreia seu novo trabalho, entre margens, que traz canções inéditas em parceria com os poetas Antônio Cícero e Dand M. Além do compacto, o artista tocará repertório ainda em construção que inclui, entre outras, nova parceria com Omar Salomão. O poeta, filho de Wally Salomão, participa da segunda apresentação, no sábado.
Arthur partiu de Belém e rumou ao Rio de Janeiro. Do Rio, seguiu para São Paulo. Nesse percurso, o mapa afetivo-musical do artista ganhou contornos palpáveis. O paraense lança agora seu novo trabalho, o compacto entre margens (com download gratuito aqui: mostre.me/entremargens). Os shows de lançamento acontecem dentro do festival Levada OiFuturo, no Oi Futuro Ipanema, nos dias 19 e 20 de julho. Depois de apresentação para mais de 400 pessoas em Belém, o artista vai exercitar o movimento de seu repertório inédito na cidade que o ajudou a construir e aprofundar sua música. Neste show-exercício, ele conta com o público para poder tatear a rota musical das canções que, como compositor, criou nos últimos tempos. Arthur Nogueira vai experimentar uma nova equação de seus músicos e principalmente a potência de suas canções quando atravessadas por sua voz. Acompanhado por Arthur Kunz – produtor do compacto – na bateria, Allen Alencar na guitarra e Luque Barros no baixo, ele mostra as duas faixas do compacto (parcerias com os poetas Dand M. e Antonio Cícero), além de outras canções inéditas, como “Volta”, feita ao lado de Omar Salomão, e “Guamá”, sua mais recente composição solo.
Sobre entremargens
Há quase quatro anos Arthur Nogueira lançou seu primeiro disco autoral, Mundano. Ainda com 21 anos, o cantor e compositor demonstrava apuro em suas canções e tateava em um terreno que flertava com suas raízes, mas buscava profundidade fora de sua terra. Hoje, aos 25, Arthur dá esse passo de maneira firme. Agente de destaque na música contemporânea do norte do país, o artista se articula independente de fronteiras interestaduais, atravessa cenas e temporalidades e crava sua música entre a tradição e o original para lançar entre margens.O compacto digital traz canções mais maduras e parcerias consolidadas nos últimos anos entre Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. As duas faixas - produzidas pelo conterrâneo Arthur Kunz – apontam outra face da produção musical paraense e dão indícios da nova construção sonora de Nogueira.
O álbum tem início com o artista tratando de seu ofício. Em “Preciso Cantar”, o cantor e compositor atravessa a voz em poema do também paraense Dand M., que escreveu a letra aover Arthur cantar. A potência do encontro entre o canto do artista e o arranjo elaborado para a canção é dedicada à Cida Moreira. No lado b, o paraense expõe o trabalho com seu mais constante parceiro: o poeta carioca Antônio Cícero – irmão e responsável por grande parte dorepertório de Marina Lima. Arthur se apropia do Rio de Janeiro descrito por Cícero ainda nos anos 70 para cantar a cidade onde viveu por um ano e onde desenvolveu parte de seu novo repertório. Um pequeno indício, ou uma pequena jóia, como apontou Patricia Palumbo, de Arthur Nogueira.
Sobre Arthur Nogueira
Arthur Nogueira está em processo de construção de seu novo trabalho. Com a bagagem de um álbum - Mundano (2009) -, e um EP virtual - Mundano (2010) -, ambos gravados no Pará, o cantor e compositor, depois de passar pelo Rio, e agora em São Paulo, experimenta outra localização geográfica para descobrir uma nova equação de seus músicos e principalmente investigar a potência de suas canções inéditas quando atravessadas por sua voz. Desde que iniciou sua trajetória musical, o jovem cantor acumula parcerias com grandes nomes da poesia nacional, como Antonio Cicero, Eucanaã Ferraz, Vital Lima e Dand M., e com os jovens Ramon Mello e Omar Salomão. O artista também soma parcerias com seus pares de geração, como a paulistana Marina Wisnik, o carioca Brunno Monteiro, a gaúcha Gisele De Santi e o mineiro César Lacerda. No palco, Arthur acumula participações em shows de Cida Moreira, Péricles Cavalcanti e Vitor Ramil, apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, além de show em Lisboa, no Ano do Brasil em Portugal, quando tocou seu projeto em parceria com Gisele DeSanti.
LANÇAMENTO ARTHUR NOGUEIRA -ENTREMARGENS
Local: Oi Futuro (Ipanema)
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar
Data: dias 19 e 20 de juLho.
Horários: sexta e sábado, às 21h
Ingressos: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade de público por sessão: 92 pessoas
Informações:(21) 3201-3010 Oi Futuro) / (21) 2556-5265 / (21) 8527-0270 (Zucca
Produções)